Prevalência de Discriminação na Vida, entre Travestis, Transexuais e Transgêneros

Autores

  • Junior Araujo Sousa Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Departamento: Pós-graduação em Saúde Coletiva. Grupo de pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde e Sexualidade na perspectiva do quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos (GEISPEQ) http://orcid.org/0000-0002-6609-3049
  • Taiane Miyake Alves de Carvalho Rocha Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos, Brasil
  • Claudia Renata dos Santos Barros Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Departamento: Pós-graduação em Saúde Coletiva. Grupo de pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde e Sexualidade na perspectiva do quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos (GEISPEQ) http://orcid.org/0000-0002-1582-2010

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.24974

Palavras-chave:

Discriminação, Identidade de Gênero, Sofrimento.

Resumo

O presente trabalho objetivou estimar a prevalência de discriminação sofrida na vida, entre travestis, transexuais, transgêneros. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, realizada em Redes Sociais, entre fevereiro e abril de 2017, sendo os grupos selecionados por meio de postagem da pesquisa em grupos específicos e na página da pesquisa, tendo uma amostral final de 869 participações.  Os resultados indicam a alta prevalência de discriminação em relação à idade em que se assumiram na faixa etária de 0-11 anos (Crianças) e 12-18 anos (Adolescente), também se destacando nos ambientes de trabalho e escolares e 81,37 % da amostra não é militante LGBT, entre outros resultados. Conclui-se que os processos discriminatórios na vida, entre os grupos se manteve altos em várias situações abordadas, identificando a importância da discussão acadêmica sobre estratégias com finalidade de solucionar os casos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Araujo Sousa, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Departamento: Pós-graduação em Saúde Coletiva. Grupo de pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde e Sexualidade na perspectiva do quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos (GEISPEQ)

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, ênfase em grupos de situação de vulnerabilidade em saúde com foco no grupo LGBT, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, experiência em Representações Sociais, possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP com habilitação em Análises Clinicas. Secretário suplente na Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos, São Paulo.

Taiane Miyake Alves de Carvalho Rocha, Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos, Brasil

Coordenadora Executiva da Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos, Brasil, politicamente se identifica como travesti, socialmente por mulher transexual, ativista, militante das causas LGBT e agente de prevenção voluntária.

Claudia Renata dos Santos Barros, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Departamento: Pós-graduação em Saúde Coletiva. Grupo de pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde e Sexualidade na perspectiva do quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos (GEISPEQ)

Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP, Docente da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Santos-SP.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Sousa, J. A., Rocha, T. M. A. de C., & Barros, C. R. dos S. (2018). Prevalência de Discriminação na Vida, entre Travestis, Transexuais e Transgêneros. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(1), 43–65. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.24974

Edição

Seção

Artigos