Nan Goldin: da Fotografia do Cotidiano à Visibilidade Drag Queen
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v3i3.23657Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a biografia da fotógrafa americana Nan Goldin, a partir do recorte de sua produção datada entre as décadas de 1970 e 1990, em que ela fotografou a comunidade drag queen. A partir do cruzamento de informações vigentes em documentário (Série, 2004) e fontes relevantes (Guggenheim Museum, EUA; The Guardian, UK) a quem a fotógrafa concedeu entrevistas ou foi notícia, procura-se explorar nesse texto a importância de uma produção que se insere no âmbito de questões caras ao contexto contemporâneo, que é a temática de gênero. Com a perspectiva teórica adotada, baseada principalmente nos apontamentos de Barthes (1984), é possível compreender o corpus analisado como resultante de um olhar sensível para o aspecto humano, com impacto para a discussão e aceitação do grupo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







