O Gênero no Direito

Autores

  • Nélida Reis Caseca Machado Centro Universitário de Formiga
  • Camila Pereira Guimarães Centro Universitário de Formiga
  • Thaynara Mata Alves Centro Universitário de Formiga - MG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.22554

Palavras-chave:

Gênero. Direito à Diferença. Diversidade.

Resumo

Este artigo aponta os caminhos trilhados e os questionamentos advindos da pesquisa “Do gênero à diversidade”, junto ao Centro Universitário de Formiga - Unifor/FAPEMIG, durante o ano de 2016, iniciando-se em março. De todo o material teórico/bibliográfico analisado verificou-se, através de três perspectivas: as transformações sociais e culturais nas percepções que envolvem a sexualidade (i), o movimento de emancipação feminina (feminismo) (ii) e o Direito (iii), todas elas sendo permeadas pelas conjunturas social e política, que o Direito é pouco eficaz quando a questão é diversidade e haveria a necessidade de que ele se debruçasse sobre o assunto, através de debates, de pesquisas e de mobilização dos alunos, para que possa, como ocorreu antes, se adaptar às novas realidades, em perfeita sintonia com o diverso, não respondendo aos anseios sociais apenas com o direito à diferença, pois esta resposta também pode ser excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nélida Reis Caseca Machado, Centro Universitário de Formiga

Mestre em Direito (Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).  Assessora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Professora e Pesquisadora no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), com fomento da FAPEMIG, e membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

Camila Pereira Guimarães, Centro Universitário de Formiga

Aluna do 9° período do Curso de Direito pelo Centro Universitário de Formiga-MG, pesquisadora voluntária do Projeto de Iniciação Científica “Do gênero à diversidade”, com fomento pela FAPEMIG.


Thaynara Mata Alves, Centro Universitário de Formiga - MG

Aluna do 5º período de Direito pelo Centro Universitário de Formiga-MG, pesquisadora bolsista do Projeto de Iniciação Científica “Do gênero à diversidade”, com fomento pela FAPEMIG

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Machado, N. R. C., Guimarães, C. P., & Alves, T. M. (2018). O Gênero no Direito. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(1), 66–82. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.22554

Edição

Seção

Artigos