A Subversão de Gênero e o Gênero da Subversão

Autores

  • Jéssica Matos Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
  • Alex Sales Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras
  • Carlos Henrique Lucas Lima Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22356

Resumo

Este trabalho, fundamentado nos Estudos Queer, tem por objetivo realizar uma discussão conceitual sobre a subversão de gênero e em que medida ela se faz importante. Ou seja: é a subversão de gênero necessária? Se sim, necessária a quê(m)? No artigo, destacamos que os regimes que regulam os gêneros e as sexualidades, aos quais daremos foco conceitualmente neste texto, notadamente a heteronormatividade, produzem violências e exclusões, no sentido de que criam modelos dominantes de existência, os quais naturalizam e hierarquizam as formas de ser e estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Matos Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Alex Sales Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2016). Atualmente é discente do curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras. Técnico - Pesquisador em ciências sociais e humanas do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial e Socioespacial (GRUDET), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Humanidades (2013-2016) e do Programa Re(ex)sistência LGBT MEC/SESu - PROEXT (2016-2017) na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de gêneros e sexualidades, gêneros e sexualidades dissidentes, Estudos Queer, subjetividades e feminismos.

Carlos Henrique Lucas Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com trabalho de conclusão de curso em estudos de gênero e estudos culturais, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Zilberman, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado à UFBA, e é co-criador e editor-adjunto da primeira revista brasileira dedicada exclusivamente aos Estudos Queer, a Periódicus (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Interesses de pesquisa: crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, literatura brasileira, literatura comparada, feminismos, estudos de gênero, estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades. 

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Cardoso, J. M., Soares, A. S., & Lucas Lima, C. H. (2017). A Subversão de Gênero e o Gênero da Subversão. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 133–144. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22356

Edição

Seção

Ensaios