A Subversão de Gênero e o Gênero da Subversão

Autores/as

  • Jéssica Matos Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
  • Alex Sales Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras
  • Carlos Henrique Lucas Lima Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22356

Resumen

Este trabalho, fundamentado nos Estudos Queer, tem por objetivo realizar uma discussão conceitual sobre a subversão de gênero e em que medida ela se faz importante. Ou seja: é a subversão de gênero necessária? Se sim, necessária a quê(m)? No artigo, destacamos que os regimes que regulam os gêneros e as sexualidades, aos quais daremos foco conceitualmente neste texto, notadamente a heteronormatividade, produzem violências e exclusões, no sentido de que criam modelos dominantes de existência, os quais naturalizam e hierarquizam as formas de ser e estar no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Matos Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Alex Sales Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2016). Atualmente é discente do curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Barreiras. Técnico - Pesquisador em ciências sociais e humanas do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial e Socioespacial (GRUDET), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Humanidades (2013-2016) e do Programa Re(ex)sistência LGBT MEC/SESu - PROEXT (2016-2017) na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de gêneros e sexualidades, gêneros e sexualidades dissidentes, Estudos Queer, subjetividades e feminismos.

Carlos Henrique Lucas Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com trabalho de conclusão de curso em estudos de gênero e estudos culturais, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Zilberman, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado à UFBA, e é co-criador e editor-adjunto da primeira revista brasileira dedicada exclusivamente aos Estudos Queer, a Periódicus (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Interesses de pesquisa: crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, literatura brasileira, literatura comparada, feminismos, estudos de gênero, estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades. 

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Cardoso, J. M., Soares, A. S., & Lucas Lima, C. H. (2017). A Subversão de Gênero e o Gênero da Subversão. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 133–144. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22356

Número

Sección

Ensaios