Ações Participativas com Trabalhadoras Domésticas: fomentando debates para visibilizar a profissão desde o passado escravista até a atualidade em Pelotas/RS

Autores

  • Marta Bonow Rodrigues Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • Louise Prado Alfonso Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • Flávia Maria Silva Rieth Universidade Federal de Pelotas/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22351

Resumo

Este texto visa apresentar alguns resultados do projeto O trabalho doméstico entre o passado e o presente, idealizado e desenvolvido por meio da parceria entre Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos/GEEUR, Museu de Arqueologia e Antropologia/MUARAN - ambos da UFPel - e o Sindicato das/os Trabalhadoras/os Domésticas/os de Pelotas. A aproximação entre Sindicato e MUARAN ocorreu para criação deste museu; posteriormente, o GEEUR se responsabilizou pelo projeto, que tem implicado em reflexões importantes sobre esse universo, com resultados efetivos para as trabalhadoras. Discorreremos especialmente sobre os frutos de uma oficina realizada no Sindicato, cujo tema principal foi a apresentação de dados históricos sobre trabalhadoras/es em Pelotas/RS, por meio de uma mostra de anúncios de mão de obra escravizada e/ou livre em jornais do século XIX. As especializações e as características exigidas para o desempenho do trabalho doméstico no passado escravista conduziram o debate para suas permanências na atualidade, e foram propostas ações que possam visibilizar essa profissão, na tentativa de minimizar seus estigmas históricos. Os processos de criação das primeiras ações geradas nessa oficina – uma exposição itinerante e a criação de uma logo para o projeto – aconteceram de maneira participativa, configurando a aproximação entre academia e comunidades que cotidianamente passam por processos de exclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Bonow Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Mestra em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel; Graduanda do Bacharelado em Antropologia - Linha de Formação em Arqueologia UFPel; Graduada em Medicina Veterinária pela UFPel.

Louise Prado Alfonso, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Docente do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas/UFPel; Pós Doutora em Arqueologia pela UFPel; Doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE da Universidade de São Paulo/USP; Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Bacharela em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Flávia Maria Silva Rieth, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Docente do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas/UFPel; Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; Mestra em Antropologia Social pela UFRGS; Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Rodrigues, M. B., Alfonso, L. P., & Rieth, F. M. S. (2017). Ações Participativas com Trabalhadoras Domésticas: fomentando debates para visibilizar a profissão desde o passado escravista até a atualidade em Pelotas/RS. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 8–29. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22351

Edição

Seção

Artigos