A Epidemia de Zika e as Articulações das Mães num Campo Tensionado entre Feminismo, Deficiência e Cuidados

Autores

  • Russell Parry Scott Universidade Federal de Pernambuco
  • Marion Teodósio Quadros Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Cláudia Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana Campelo Lira Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-7718-7713
  • Silvana Sobreira Matos Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Meira Universidade Federal de Pernambuco
  • Jeíza Saraiva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22013

Resumo

 O artigo apresenta as primeiras elaborações de nossas observações e reflexões a partir das experiências provenientes do início da pesquisa “Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil", que visa delinear diálogos que ocorrem entre pessoas inseridas, de um lado, em contextos de vida cotidiana dos/das cuidadores e cuidadoras de crianças com transtornos decorrentes do ZIKA e, de outro, em contextos de projetos e programas elaborados e executados por agentes do Estado e as políticas públicas que regem e articulam sistemas de atendimento, onde haja ações dirigidas a estes bebes e cuidadores. O que focamos no texto são as linhas tensoras que aparecem na mediação entre estes dois contextos a partir de duas associações de mães, nas quais estes temas subjazem o diálogo e se tornam visíveis em certos pontos de contato entre eles. Independente do grau de conflito ou de convergência entre os contextos dos programas e das famílias cuidadoras, as linhas tensoras não se desfazem, perdurando na convivência entre a vida cotidiana e a vida nas malhas de sistemas de atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Russell Parry Scott, Universidade Federal de Pernambuco

Professor titular de Antropologia do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Fages – Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade/UFPE, e coordenador da pesquisa "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil".

Marion Teodósio Quadros, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto do Departamento de Antropologia e  Museologia Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Fages – Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade/UFPE, e pesquisadora  no projeto "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil".

Ana Cláudia Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. Integrante do Fages – Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade/UFPE, é pesquisadora no projeto "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil".

Luciana Campelo Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Antropologia pela UFPE. Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado Capes no projeto  de pesquisa "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil". Integrante do FAGES –  Núcleo de Família Gênero Saúde e Sexualidade /UFPE

Silvana Sobreira Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Antropologia no projeto“A Geopolítica Acadêmica da Antropologia da Religião no Brasil, ou como a Província vem sendo submetida ao Leito de Procusto,” (Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes – PNPD/2011). Atualmente é bolsista de pós-doutorado no projeto "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Disturbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil". Pesquisadora do Observatório de Cultura, Religiosidades e Emoções – OCRE/UFPE e do núcleo de Família, Gênero e Sexualidade - FAGES/UFPE.

 

Fernanda Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. É pesquisadora vinculada ao Fages – Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade/UFPE, integra a equipe do projeto de pesquisa "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil".

Jeíza Saraiva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. É pesquisadora vinculada ao Fages – Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade/UFPE, integra a equipe do projeto de pesquisa "Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil".

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Scott, R. P., Quadros, M. T., Rodrigues, A. C., Lira, L. C., Matos, S. S., Meira, F., & Saraiva, J. (2017). A Epidemia de Zika e as Articulações das Mães num Campo Tensionado entre Feminismo, Deficiência e Cuidados. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(2). https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22013

Edição

Seção

Dossiê