Gênero, infância e periferia

Autores

  • João Rodrigo Vedovato Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v2i1.16538

Resumo

Na presente pesquisa analiso a performatividade de gênero de crianças em uma Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da região nordeste da cidade de São Paulo – o distrito do Tremembé – refletindo antropologicamente sobre a constituição de feminilidades e masculinidades periféricas na infância. Neste campo foi observado o brincar, aqui tomado como uma atividade privilegiada, na qual o marcador de gênero aparece em ação, em uma conflitiva socialidade que demonstrava tanto rupturas quanto reafirmações da heteronormatividade e de categorias de gênero hegemônicas gestadas nas periferias. Nesse contexto etnográfico, as próprias crianças explicitaram elementos articulados com categorias de gênero que eram constituidores de suas identidades e experiências sociais enquanto sujeitos: caso do funk e do universo do crime. 

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Vedovato Martins, J. R. (2016). Gênero, infância e periferia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 2(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v2i1.16538

Edição

Seção

Artigos