PROJETO “DISCUTIR DESIGUALDADES NA BUSCA POR IGUALDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENSINO DE HISTÓRIA”
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13955Resumo
O presente artigo versa sobre o projeto de ensino “Discutir desigualdades na busca por igualdade: relações de gênero e o ensino de História”, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi executado entre turmas do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola na cidade de Campo Grande/MS. O enfoque dado pelo projeto, e ponto de partida para discutir as relações de gênero, foi a construção da cidadania, conquista de espaços e direitos pelas mulheres e população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no Brasil. O projeto vai ao encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais que elegem como um de seus temas transversais “Orientação Sexual”, que possui como um de seus eixos fundamentais, as questões das relações de gênero. No desenvolvimento das aulas utilizamos a metodologia de aula expositiva dialogada, adotando a docência compartilhada entre os acadêmicos. Como instrumento de avaliação final, propusemos aos alunos a produção de um fanzine, dado o seu histórico de uso como espaço de expressão e divulgação de ideias por vários movimentos sociais. Por fim, apresentaremos as reflexões e resultados obtidos através da experiência na execução do projeto, que apesar das limitações do ambiente escolar e da resistência dos/as alunos/as com as discussões propostas, cumpriu seu objetivo de trazer para dentro da escola discussões sobre atitudes de defesa da igualdade de direitos e do respeito à diversidade sexual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







