PROJETO “DISCUTIR DESIGUALDADES NA BUSCA POR IGUALDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENSINO DE HISTÓRIA”
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13955Resumo
O presente artigo versa sobre o projeto de ensino “Discutir desigualdades na busca por igualdade: relações de gênero e o ensino de História”, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi executado entre turmas do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola na cidade de Campo Grande/MS. O enfoque dado pelo projeto, e ponto de partida para discutir as relações de gênero, foi a construção da cidadania, conquista de espaços e direitos pelas mulheres e população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no Brasil. O projeto vai ao encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais que elegem como um de seus temas transversais “Orientação Sexual”, que possui como um de seus eixos fundamentais, as questões das relações de gênero. No desenvolvimento das aulas utilizamos a metodologia de aula expositiva dialogada, adotando a docência compartilhada entre os acadêmicos. Como instrumento de avaliação final, propusemos aos alunos a produção de um fanzine, dado o seu histórico de uso como espaço de expressão e divulgação de ideias por vários movimentos sociais. Por fim, apresentaremos as reflexões e resultados obtidos através da experiência na execução do projeto, que apesar das limitações do ambiente escolar e da resistência dos/as alunos/as com as discussões propostas, cumpriu seu objetivo de trazer para dentro da escola discussões sobre atitudes de defesa da igualdade de direitos e do respeito à diversidade sexual.Downloads
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