A PROBLEMÁTICA DA VOZ FEMININA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Tailane de Jesus Sousa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13743

Resumo

A questão feminina está em evidência no mundo ocidental, mas não apenas nele. É interessante, então, analisar suas singularidades no âmbito da literatura, uma vez que esse tema constitui uma reivindicação presente na construção literária. Assim, na contemporaneidade, a partir da valorização de um discurso literário polifônico, torna-se audível, principalmente nas narrativas construídas por mulheres, a enunciação de um feminino requerendo a legitimação do seu discurso. Eleva-se, assim, uma enunciação que se propõe uma fala de viés igualitário. Empregando o recurso da autoconsciência, as autoras inscrevem traços que evidenciam a problemática da representação da voz feminina que busca a legitimidade de seu sujeito e o reconhecimento da sua subjetividade em cada espaço literário. A busca peculiar a essas autoras é que elas inserem na sua malha textual questões pertinentes à representação do feminino na contemporaneidade, bem como os discursos sobre esse feminino, a implosão do sujeito e da voz da escrita. Em um momento em que as mudanças de saberes acontecem em intervalos cada vez mais curtos, a representação da voz feminina merece uma atenção especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailane de Jesus Sousa, Universidade Federal da Bahia

Bacharelanda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no estudo de literaturas de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2015-08-14

Como Citar

Sousa, T. de J. (2015). A PROBLEMÁTICA DA VOZ FEMININA NA CONTEMPORANEIDADE. Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13743

Edição

Seção

Artigos