RAÇA E FUNDAMENTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONJUNTURA ATUAL DO BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Fernanda Carvalho Marques UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13643

Resumo

Este artigo tem o propósito de empreender reflexões acerca do atual contexto do Batuque do Rio Grande do Sul, com destaque as singularidades observadas, a partir do trabalho de campo realizado, em uma casa de religião do Município de Porto Alegre/RS. É importante mencionar que a obtenção dos dados etnográficos não seguiu uma orientação do tipo cronológica, mas se concentra na interpretação de situações que, em sua complexidade, manifesta a integralidade das informações coletadas. A análise explora, nesse sentido, o cotidiano batuqueiro, por meio das noções de raça e fundamento com objetivo de perceber como esta cosmologia equaciona as diferenças étnico-raciais. Logo, o argumento principal desta discussão é o de que o fundamento batuqueiro expõe uma outra possibilidade de relação com a diferença que não recai em princípios fundamentalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carvalho Marques, UFRGS

Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Marques, F. C. (2015). RAÇA E FUNDAMENTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONJUNTURA ATUAL DO BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL. Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13643

Edição

Seção

Artigos