EXPLICITAÇÃO DOS DISCURSOS DE CRIMES COM SUSPEITA DE MOTIVAÇÃO HOMOFÓBICA EM JORNAIS DO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13636Resumo
Objetiva-se analisar os discursos sobre homicídios a pessoas não heterossexuais, noticiados nos Estado do amazonas no período de 2010 á 2012. A pesquisa ancorou-se no método de análise do discurso a partir da arqueogenealogia foucaultiana em diálogo com a produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros filiados à Teoria Queer. Evidenciou-se a propalação do discurso jornalístico presente nos crimes suspeitos de motivação homofóbica através dos jornais: A crítica e Diário 24 horas, em versões impressas e on line. Dentre os resultados destaca-se a sutil reiteração de enunciados estigmatizantes das sexualidades não heterossexuais, tais como a repatologização e a moralização da conduta sexual presentes no discurso dos jornais amazonenses. Evidenciam-se ainda, as estratégias jornalísticas de reiteração de verdades dos seres abjetos à heteronormatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







