EXPLICITAÇÃO DOS DISCURSOS DE CRIMES COM SUSPEITA DE MOTIVAÇÃO HOMOFÓBICA EM JORNAIS DO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Isaac Guidão Toscano Universidade Federal do Amazonas
  • Lucilene Ferreira Melo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13636

Resumo

Objetiva-se analisar os discursos sobre homicídios a pessoas não heterossexuais, noticiados nos Estado do amazonas no período de 2010 á 2012. A pesquisa ancorou-se no método de análise do discurso a partir da arqueogenealogia foucaultiana em diálogo com a produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros filiados à Teoria Queer.  Evidenciou-se a propalação do discurso jornalístico presente nos crimes suspeitos de motivação homofóbica através dos jornais: A crítica e Diário 24 horas, em versões impressas e on line. Dentre os resultados destaca-se a sutil reiteração de enunciados estigmatizantes das sexualidades não heterossexuais, tais como a repatologização e a moralização da conduta sexual presentes no discurso dos jornais amazonenses. Evidenciam-se ainda, as estratégias jornalísticas de reiteração de verdades dos seres abjetos à heteronormatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Guidão Toscano, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Serviço Social - curso de serviço social

Lucilene Ferreira Melo, Universidade Federal do Amazonas

 Profª. efetiva do Departamento de Serviço Social – DSS/UFAM. Membra do Grupo de pesquisa  Gestão social, Direitos Humanos e Sustentabilidade na Amazônia.

Downloads

Publicado

2015-08-14

Como Citar

Toscano, I. G., & Melo, L. F. (2015). EXPLICITAÇÃO DOS DISCURSOS DE CRIMES COM SUSPEITA DE MOTIVAÇÃO HOMOFÓBICA EM JORNAIS DO ESTADO DO AMAZONAS. Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13636

Edição

Seção

Artigos