N’UMBUNTU EM AÇÃO: PESQUISA EM RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS (MARABÁ-PA)

Autores

  • Jaqueline Dayane da C. Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13580

Resumo

O trabalho apresentado relata os projetos e as ações do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação (N’UMBUNTU), núcleo eletivo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), desmembrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), e suas articulações com a formação de professores em diferentes níveis de ensino, em especial sobre a história e cultura afro-brasileira e africana como preconiza a lei 10.639/03, bem como a produção de conhecimentos sobre as práticas desenvolvidas dentro das escolas públicas de Marabá/PA, buscando compreender como as escolas têm exercido a lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo sobre a história da África e Afro-brasileira nas redes de ensino público e privado. A partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, apoiados pelas PROPESP e PROEX, respectivamente, o núcleo conta como público-alvo com diferentes participantes, nas diversas atividades formativas: professores e estudantes do ensino superior, da educação básica das redes públicas e privadas do município de Marabá e região, de organizações da sociedade civil e comunidade em geral. Objetiva-se neste artigo apresentar as principais iniciativas, que cobre o período de lançamento do N’UMBUNTU em 2012 e as atividades interventivas, de estudos e pesquisas realizadas em 2013, na ampliação do debate das relações étnicorraciais dentro dos espaços acadêmicos. Assim, pretende-se indicar os processos identitários, as formas organizativas e tradições empreendidas pela população negra, dando-se ênfase as práticas educativas desenvolvidas no âmbito escolar, tendo como aporte metodológico, o uso da linguagem oral e da pesquisa-ação como matérias-primas das ações na região do sul e sudeste do Pará. Mostra-se a movimentação promovida pelo N’UMBUNTU, que através de minicursos, eventos, formações de professores e debates públicos busca consolidar novas práticas que articule experiências dentro do espaço escolar. Desta forma, os resultados parciais dos projetos evidenciam a necessidade de consolidar a temática das relações étnicorraciais na região e o compromisso da universidade de uma ação docente.

 

 

Palavras-chave: Formação em Relações Étnico-Raciais, Negro e  Educação, Cultura e História negra, Diversidade racial, Formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Dayane da C. Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2015). Pesquisadora na área das relações étnicarraciais. Bolsista do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-raciais Movimentos Sociais e Educação - N'UMBUNTU.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Silva, J. D. da C. (2015). N’UMBUNTU EM AÇÃO: PESQUISA EM RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS (MARABÁ-PA). Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13580

Edição

Seção

Artigos