RESSIGNIFICANDO O CRIME DE CORRUPÇÃO, O SEU CONTROLE E OS SEUS EFEITOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v29i2.42605Abstract
Este artigo se propõe a discutir o conceito jurídico-penal dos crimes de corrupção ativa e passiva e os mecanismos anticorrupção adotados no Brasil para responder ao seguinte problema de pesquisa: Em que medida a prática de corrupção contribui para o enfraquecimento do Estado Democrático de Direito? Para responder a essa indagação adota-se o método dialógico de abordagem e a técnica de revisão bibliográfica. O artigo define os crimes de corrupção no direito penal brasileiro e analisa as percepções sociais sobre as práticas de corrupção no Brasil, tomando como referência as informações da Transparência Internacional. Por fim, problematiza os principais mecanismos de controle dos atos de corrupção criados em cooperação internacional, relacionando o problema de pesquisa com as noções de democracia e inclusão social. O artigo conclui pela necessidade de que a apuração dos casos de corrupção seja realizada dentro da estrita legalidade e de forma responsável. Conclui, também, que a educação reflexiva e a concretização dos direitos fundamentais, com o aperfeiçoamento das práticas democráticas, são indispensáveis para amenizar o problema.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado