ACESSO ABERTO: UMA NOVA POSSIBILIDADE DE MONITORAR E AVALIAR O FLUXO E O IMPACTO DA CIÊNCIA

Autores

  • Paula Xavier dos Santos Fiocruz
  • Nísia Trindade Lima Fiocruz

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Repositório Institucional, Avaliação da Ciência, Impacto Social.

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre como o Acesso Aberto e uma das principais estratégias para sua implantação, os Repositórios Institucionais, podem contribuir para o debate acerca dos modelos alternativos de monitoramento e avaliação da ciência e tecnologia e seu impacto para a sociedade. A comunidade científica tem criticado o uso de indicadores quantitativos como parâmetros de qualidade, gerando distorções na avaliação da pesquisa e do ensino. Algumas destas distorções se devem ao conjunto de periódicos selecionados para indexação pelos índices globais, utilizados como fonte primária na geração de indicadores e rankings. Neste cenário as instituições de pesquisa e ensino estão conformando uma nova infraestrutura de informação, resultado da implantação de repositórios institucionais que possibilita a gestão da sua produção científica e tecnológica. Torna-se urgente o aperfeiçoamento dos instrumentos contemporâneos de acompanhamento e avaliação da produção em Ciência, Tecnologia e Inovação considerando seu impacto na sociedade.

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Biografia do Autor

Paula Xavier dos Santos, Fiocruz

Coordenadora de Informação e Comunicação/Fiocruz Doutora em Ciência da Informação

Nísia Trindade Lima, Fiocruz

Vice Presidente de Ensino, Informação e Comunicação/Fiocruz Doutora em Sociologia

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

dos Santos, P. X., & Lima, N. T. (2015). ACESSO ABERTO: UMA NOVA POSSIBILIDADE DE MONITORAR E AVALIAR O FLUXO E O IMPACTO DA CIÊNCIA. PontodeAcesso, 9(3), 149–163. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15166