A UNIVERSALIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS: REFLEXOS DA LEI 12.244

Autores

  • Bernadete Santos Campello Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo da Terra Caldeira Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rubeniki Fernandes de Limas
  • Thaís Gabrielly Fernandes Sousa

Palavras-chave:

Lei nº 12.244, Universalização de bibliotecas escolares, Bibliotecas escolares

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as reações à promulgação da Lei nº 12.244, que dispõe que todas as escolas brasileiras de ensino básico contem com biblioteca até 2020. Especificamente, a pesquisa propôs-se a identificar e analisar as manifestações sobre a Lei nº 12.244 originadas do meio acadêmico e profissional e da sociedade em geral. A metodologia consistiu na análise textual de documentos que citaram a lei desde sua promulgação em maio de 2010 até abril de 2014. As publicações profissionais e acadêmicas que trataram da Lei 12.244, embora em pequeno número, abordaram uma gama de aspectos que esclareceram as principais questões relativas a ela. Essas questões foram ampliadas com a análise das manifestações sobre a Lei identificadas na internet. O estudo sistematizou o conjunto de ideias colocadas pela sociedade em geral e pela classe bibliotecária em particular, que podem ajudar na condução de um debate mais efetivo que contribua para a aplicação da Lei nas escolas.

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Biografia do Autor

Bernadete Santos Campello, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Paulo da Terra Caldeira, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Organização e Tratamento da Informação

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Campello, B. S., Caldeira, P. da T., Limas, R. F. de, & Sousa, T. G. F. (2016). A UNIVERSALIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS: REFLEXOS DA LEI 12.244. PontodeAcesso, 10(2), 39–58. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13609

Edição

Seção

Artigos