LETRAMENTO INFORMACIONAL E CURRÍCULO

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília
  • Janaina Ferreira Fialho Universidade de Sergipe

Palavras-chave:

Letramento informacional. Currículo. Educação Básica.

Resumo

O letramento informacional refere-se ao processo de aprendizagem necessário para desenvolver a capacidade de buscar e usar a informação. A implantação de programas de letramento informacional (LI) na Educação Básica requer identificação dos conteúdos de aprendizagem de LI mais relevantes, bem como compreensão da estrutura do currículo escolar. Para tanto, o artigo apresenta revisão abrangendo evolução histórica de LI e noções sobre os conteúdos de aprendizagem. Em seguida, apresenta características dos principais modelos de elaboração curricular. Os modelos mais tradicionais centram-se nas disciplinas, áreas do conhecimento e núcleo comum, e os modelos inovadores centram-se no aprendiz, na integração curricular, na visão humanística e no processo de desenvolvimento curricular. Adicionalmente, apresenta o modelo de currículo vigente nas escolas públicas do Brasil. Conclui que a partir da revisão é possível pesquisar os principais modelos curriculares no Brasil e as possibilidades para tornar efetiva a aprendizagem dos conteúdos de LI. Por fim, enfatiza a necessidade de investir em pesquisas que relacionem LI e o currículo

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Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília, especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília, graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasilia.

Janaina Ferreira Fialho, Universidade de Sergipe

Doutorado e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

Gasque, K. C. G. D., & Fialho, J. F. (2017). LETRAMENTO INFORMACIONAL E CURRÍCULO. PontodeAcesso, 11(2), 70–89. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12265

Edição

Seção

Artigos