REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUIVÍSTICAS EM DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMÁTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS E À ARQUIVOLOGIA (2006–2008)

Autores/as

  • Mariana Sande Marques Universidade de Brasília
  • Angelica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília

Palabras clave:

1. Arquivologia. 2. Produção científica arquivística. 3. Bibliografia arquivística.

Resumen

Este trabalho atualizou os resultados de uma tese sobre as interlocuções entre a Arquivologia mundial e a nacional, a partir das tendências internacionais no desenvolvimento da área no Brasil. Mapeou, nas 49 dissertações e teses com temáticas arquivísticas, produzidas em 17 universidades e 26 programas de pós-graduação brasileiros, 899 referências bibliográficas arquivísticas, os autores e as obras de interesse direto da área, os países, períodos e idiomas de sua publicação. A partir da análise dessas referências, observou: a sua concentração na USP, UFMG e UnB e nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação; a predominância da sua publicação no Brasil, nos anos 1990 e em português. Há uma aproximação entre o número total de autores internacionais e nacionais mapeados, embora estes sutilmente se destaquem. As 30 maiores frequências de referências arquivísticas por autor e as 30 maiores frequências de obras citadas apontam a prevalência de brasileiros. O mapeamento desses indicadores, numa análise entrecruzada, reforça os movimentos das tendências internacionais em interlocução com a Arquivologia brasileira, que, embora conjugue diferentes tendências históricas internacionais, apresenta uma produção científica consolidada, fortemente comunicada a partir das referências a autores e obras nacionais citadas em dissertações e teses com temáticas na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Sande Marques, Universidade de Brasília

Graduanda do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Desenvolveu pesquisa no âmbito do projeto "Referências bibliográficas arquivísticas nas pesquisas relacionadas aos arquivos e à Arquivologia”

Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Na graduação, participou do projeto de iniciação científica, intitulado “A pesquisa em Arquivística no Brasil: um estudo da produção científica nos programas de pós-graduação e de iniciação científica e do papel das agências financiadoras”. A partir desse projeto, desenvolveu, no mestrado, a dissertação “Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil”. Como desdobramento dessa pesquisa, foi desenvolvida a tese “Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil”. Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB, onde orienta pesquisas relacionadas aos fundamentos históricos, teóricos e epistemológicos da Arquivologia.

Publicado

2014-01-14

Cómo citar

Marques, M. S., & Marques, A. A. da C. (2014). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUIVÍSTICAS EM DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMÁTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS E À ARQUIVOLOGIA (2006–2008). PontodeAcesso, 8(3), 2–23. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8324

Número

Sección

Artigos