IMAGENS DE EXCLUSÃO DE NEGROS /AS EM PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.IMAGES OF EXCLUSION OF BLACKS IN KNOWLEDGE PRODUCTION AT PUBLIC UNIVERSITIES

Autores/as

  • Jobson Francisco da Silva Júnior Uiversidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ronhely Pereira Severo Universidade Federal da Paraíba -UFPB
  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba -UFPB

Palabras clave:

Produção de Conhecimento. Imagens de exclusão de Negro/as. Universidades Públicas. Memória da Ciência. IMAGES OF EXCLUSION OF BLACKS IN KNOWLEDGE PRODUCTION AT PUBLIC UNIVERSITIES

Resumen

RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento apresentada nos Anais de Encontros de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) referentes ao período de 1998 a 2008. Os processos que envolvem a produção de conhecimento tornam-se objeto de interesse de pesquisadores /as da área da Ciência da Informação nas suas atividades de organização e disseminação da informação de toda a produção de conhecimento nas diversas áreas do saber. A metodologia utilizada é fundamentada na epistemologia dos Estudos Culturais cuja concepção é direcionada a visibilidade cultural dos mais diversos grupos sociais, articulada a abordagem qualitativa que responde a indagações inerentes as Ciências Sociais Aplicadas, tendo em vista que o direcionamento metodológico se preocupa com a (in) visibilidade de grupos socialmente vulneráveis. Consideramos o uso do método interpretativista para análise de dados, atrelado a abordagem discursiva ao percebermos que sujeito e contexto são indissociáveis aliados a historicidade e cultura que perpassa os construtos ideológicos das atividades discursivas geradoras desta interação. Concebendo a ciência como uma prática resultante do processo de interação dos sujeitos com os objetos físicos, históricos e culturais e outros sujeitos percebendo a relevância deste estudo no que se refere à abordagem da temática étnico-racial como contributo para a reconstrução do repertório cultural de forma a erradicar o preconceito, a discriminação e o racismo na produção de conhecimento, disseminado essa produção, promovendo reflexões acerca da urgência de atitudes sócio-governamentais de inclusão da população negra nos processos de desenvolvimento nacional bem como a consideração do contributo afrodescendente para a formação da identidade brasileira. PALAVRAS-CHAVE: IMAGES OF EXCLUSION OF BLACKS IN KNOWLEDGE PRODUCTION AT PUBLIC UNIVERSITIES ABSTRACT: This article aims to analyze the knowledge production presented in the Annals of Meetings of Scientific Initiation from the Federal University of Paraíba (UFPB) during the period from 1998 to 2008. The processes involved in the knowledge production have become an interest object for researchers from the Information Science area, in their activities of organization and dissemination of information throughout the knowledge production in the various fields of knowledge. The methodology is based on the Cultural Studies’ epistemology which conception concerns to cultural visibility of many social groups, added to qualitative approach that replies questions inherent to Applied Social Sciences, considering that the methodological procedure concerns about the (in)visibility of socially vulnerable groups. It considers the use of interpretativist method for data analyses, associated to discursive approach, since we realize that subject and context are inseparable historicity and culture allies that permeates the ideological constructs of discursive activities generating of this interaction. It conceives science as a practice resulting from the interactive process between individuals with historical and cultural physical objects with other subjects, and it perceives the relevance of this study in relation to the approach of ethno-racial thematic as a contribution to the reconstruction of the cultural repertoire in order to eradicate prejudice, discrimination and racism on knowledge production, as well as disseminating this production, promoting reflections on the urgency of social-governmental attitudes of black people inclusion in the national development processes considering the afro-descendant contribution to brazilian identity formation. KEYWORDS: Knowledge Production. Images of exclusion of Blacks. Public Universities. Memory of Science.

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Biografía del autor/a

Jobson Francisco da Silva Júnior, Uiversidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes, Formando Cientistas (GEINCOS). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais-NEPIERE.

Ronhely Pereira Severo, Universidade Federal da Paraíba -UFPB

Graduando em Biblioteconomia e Letras. Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba -UFPB

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Coordenadora do Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes, Formando Cientistas (GEINCOS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIERE).

Publicado

2014-02-12

Cómo citar

Júnior, J. F. da S., Severo, R. P., & Aquino, M. de A. (2014). IMAGENS DE EXCLUSÃO DE NEGROS /AS EM PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.IMAGES OF EXCLUSION OF BLACKS IN KNOWLEDGE PRODUCTION AT PUBLIC UNIVERSITIES. PontodeAcesso, 7(3), 78–92. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175

Número

Sección

Artigos