SERVIÇOS OFERECIDOS VIA TWITTER EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Kelly dos Reis Silva
  • Leticia R. Albuquerque
  • Marciléia Aparecida de Paula
  • Vanessa Gal Paiva Oliveira

Palavras-chave:

Twitter, Web 2.0, Bibliotecas Universitárias Federais, Interação Biblioteca-Usuários

Resumo

Objetiva identificar os serviços oferecidos pelas Bibliotecas Universitárias Federais através da utilização do microblog Twitter. Apresenta os conceitos de Web 2.0, Biblioteca 2.0, Twitter e Bibliotecas Universitárias (BUs). A identificação das BUs Federais que possuem Twitter foi feita através de pesquisas realizadas na ferramenta de busca Google. Foram localizadas 26 BUs Federais situadas em 12 Estados do País, sendo escolhido um Twitter por Estado para ser analisado, dentre as bibliotecas que ofereciam o recurso. Após as análises, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos. Destaca-se que, de maneira geral os Twitters estão sendo utilizados por seus usuários de forma satisfatória, e que as BUs estão disponibilizando informações relacionadas ao marketing da instituição, à eventos, à leitura e cultura, à interação com os usuários e notícias em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-16

Como Citar

Silva, K. dos R., Albuquerque, L. R., Paula, M. A. de, & Oliveira, V. G. P. (2013). SERVIÇOS OFERECIDOS VIA TWITTER EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS. PontodeAcesso, 6(3), 72–86. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6159

Edição

Seção

Artigos