INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória

Autores/as

  • Glessa H. Celestino de Santana UFPE
  • Guilherme Alves de Santana UFPE
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Manoel Paranhos da Silva UFPE
  • Rafaela Maria de Mello UFPE

Palabras clave:

Indicadores Científicos, Memória, Grupos de Pesquisa, Plataforma Lattes

Resumen

No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir como os indicadores científicos podem apoiar a Gestão da ICT e o processo decisório em IES. Especificamente, analisam-se indicadores científicos de Grupos de Pesquisa (GP) da área de Memória vinculados a IES da região Nordeste, visando quantificar a produção científica dos grupos, averiguar quais os grupos mais produtivos e identificar interações e redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. A análise baseou-se em dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizaramos ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas, e o software “UCInet” para a criação das redes de colaboração entre grupos. Conclui-se que os indicadores dos GP de Memória atuam como insumo para que gestores em cada IES planejem as decisões e esforços de publicações, desenvolvimento e integração entre os membros dos grupos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glessa H. Celestino de Santana, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Guilherme Alves de Santana, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (2004), Professora Associada da UFPB, atuando na Pósgraduação em Ciência da Informação na linha Ética, Gestão e Políticas de Informação. ênfase em Gestão da Informação Científica e Tecnológica; Produção Científica; Periódicos Científicos; Informação tecnológica; Planejamento Estratégico; Responsabilidade social universitária

Manoel Paranhos da Silva, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Rafaela Maria de Mello, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Publicado

2014-06-04

Cómo citar

Santana, G. H. C. de, Santana, G. A. de, Garcia, J. C. R., Silva, M. P. da, & Mello, R. M. de. (2014). INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória. PontodeAcesso, 8(1), 56–80. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a