MARKETING DIGITAL
AS FANPAGES COMO CANAL DE PROMOÇÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47463Palabras clave:
Marketing. Marketing da informação. Mídias sociais. Fanpage. Biblioteca pública.Resumen
A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Método: Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Resultado: As fanpages são utilizadas principalmente na promoção de postagens e na construção de um diálogo com os usuários, que configura um marketing de relacionamento. Identificou-se também a prática de marketing institucional, na forma como a biblioteca se apresenta para os seus usuários. Conclusões: Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com afinco a leitura e a promoção de eventos. Elucida fatores que causam problemas na implementação dessa prática: como tempo de resposta e produção do conteúdo.
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