A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO
Palabras clave:
Professor Readaptado, Biblioteca Escolar, Comunidade Virtual, Discurso, Ciência da Informação.Resumen
A realidade brasileira tem apresentado cada vez mais professores readaptados ocupando o lugar dos bibliotecários dentro das bibliotecas escolares brasileiras. Apesar da existência de diversos trabalhos na área da Ciência da Informação que enfoquem essa questão, chama a nossa atenção a ausência de pesquisas focadas na maneira que esses sujeitos-readaptados falam de sua atuação nesses espaços. Propomos, então, estudar através de uma comunidade virtual destinada a esses sujeitos, como eles discursivizam seu trabalho dentro das bibliotecas escolares e a forma que compreendem essa denominada readaptação profissional. Mobilizamos a Análise do Discurso de matriz francesa, especialmente as noções de sujeito, discurso e memória, para interpretar o dizer desses sujeitos e, no que se refere à Ciência da Informação, trabalhamos com a movimentação de sentidos acerca dessas unidades informacionais, discutindo a readaptação desses profissionais em um campo de trabalho que é diverso do seu. Nessa direção, construímos uma série de reflexões acerca das bibliotecas escolares.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-09-24
Cómo citar
Faustino, G. G., Bastos, G. G., Almeida, L. T. R. de, & Romão, L. M. S. (2010). A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 4(2), 76–94. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4040
Número
Sección
Artigos