A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO

Autores/as

  • Gabriela Gimenez Faustino Universidade de São Paulo
  • Gustavo Grandini Bastos Universidade de São Paulo
  • Ludmila Tatiane Rodrigues de Almeida Universidade de São Paulo
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Professor Readaptado, Biblioteca Escolar, Comunidade Virtual, Discurso, Ciência da Informação.

Resumen

A realidade brasileira tem apresentado cada vez mais professores readaptados ocupando o lugar dos bibliotecários dentro das bibliotecas escolares brasileiras. Apesar da existência de diversos trabalhos na área da Ciência da Informação que enfoquem essa questão, chama a nossa atenção a ausência de pesquisas focadas na maneira que esses sujeitos-readaptados falam de sua atuação nesses espaços. Propomos, então, estudar através de uma comunidade virtual destinada a esses sujeitos, como eles discursivizam seu trabalho dentro das bibliotecas escolares e a forma que compreendem essa denominada readaptação profissional. Mobilizamos a Análise do Discurso de matriz francesa, especialmente as noções de sujeito, discurso e memória, para interpretar o dizer desses sujeitos e, no que se refere à Ciência da Informação, trabalhamos com a movimentação de sentidos acerca dessas unidades informacionais, discutindo a readaptação desses profissionais em um campo de trabalho que é diverso do seu. Nessa direção, construímos uma série de reflexões acerca das bibliotecas escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Gimenez Faustino, Universidade de São Paulo

Discente do quarto ano de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Trabalhando com as temáticas: Análise do Discurso de Filiação Francesa e Biblioteca Escolar.

Gustavo Grandini Bastos, Universidade de São Paulo

Discente do 4º ano de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Atuando na área, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Lingüística (Análise do Discurso de filiação francesa), Biblioteca Escolar, Biblioteca Comunitária, Biblibliotecas Alternativas e Leitura. Bolsista de Iniciação Científica FAPESP.

Ludmila Tatiane Rodrigues de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda do quinto semestre de Ciências da Informação e Documentação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPQ 2009, desenvolvendo trabalhos de Iniciação Científica na área de Análise do Discurso (matriz francesa) sobre a temática biblioteca. Atuante também na área de Organização e Preservação de Acervos.

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

Lucília Maria Sousa Romão possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. É bolsista 2 do CNPq (2009). É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, do GEL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso, atua principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital e leitura. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito , cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ.

Publicado

2010-09-24

Cómo citar

Faustino, G. G., Bastos, G. G., Almeida, L. T. R. de, & Romão, L. M. S. (2010). A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 4(2), 76–94. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4040

Número

Sección

Artigos