CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI?: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE TEMPO ANTES E DURANTE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Sociedade da informação, Comportamento informacional, Tempo.

Resumen

Neste ensaio, aborda-se conceitos sobre a sociedade atual, chamada de informacional por Castells (2006) e de modernidade líquida por Bauman (2001). Relaciona as percepções das pessoas com o tempo em seus momentos de lazer e como estão próximos da informação, em uma comparação com o período anterior à sociedade da informação. Divide-se em duas partes, a primeira resgata em estudos históricos a relação das pessoas com o tempo desde a Idade Média; a segunda parte apresenta relações atuais de como as pessoas lidam com a tecnologia e a informação e como se sentem quanto ao passar do tempo. Ao longo dos anos as rotinas das pessoas se alteraram, logo seus sentimentos quanto ao tempo disponível diante do excesso de informação a que estamos submetidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Reinhardt de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicado

2021-03-03

Cómo citar

Souza, M. R. de. (2021). CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI?: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE TEMPO ANTES E DURANTE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 14(1), 159–171. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/36101

Número

Sección

Ensaio