PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE JOVENS E ADULTOS: uma experiência com estudantes do PROEJA
Palabras clave:
Ciência da Informação. Curso técnico. Jovens e Adultos. Práticas informacionais. PROEJA.Resumen
Este estudo buscou identificar as práticas informacionais de estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos em uma instituição de Brasília, Distrito Federal, Brasil. As questões buscaram identificar características de acesso e uso da informação com destaque para as tecnologias que costumam ser utilizadas, frequência de uso, local de acesso e a preferência pelas ferramentas de comunicação e busca da informação. A pesquisa apresenta caráter descritivo e natureza mista, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada com emprego de um questionário. Os resultados indicam o acesso diário à internet para a maioria dos participantes, a preferência pelo smartphone como dispositivo de uso e o correio eletrônico e as redes sociais como principais serviços acessados pela Internet. O Facebook foi apontado como preferência de rede social e o Whatsapp foi o serviço de mensagem instantânea mais consumido. Estes dados, além de permitir a identificação das práticas informacionais dos estudantes, sugerem as ferramentas que podem ser empregadas no planejamento de atividades do curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-11-29
Cómo citar
Santos, S. K. da S. de L., & Kafure, I. (2019). PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE JOVENS E ADULTOS: uma experiência com estudantes do PROEJA. PontodeAcesso, 13(2), 256–272. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/29711
Número
Sección
Relato de Experiência