CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÇÃO MARCARIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: uma visão com base em dados do INPI
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22972Palabras clave:
Marcas, registro, agronegócio, proteção.Resumen
O presente trabalho buscou analisar com base em dados do INPI a situação dos pedidos de registros de Marcas relacionadas ao setor do Agronegócio. A Marca de um produto ou serviço tem como objetivo levar o nome da empresa ao mercado e como tal ela se traduz em ativos valiosos para as organizações contribuindo para seu reconhecimento social e crescimento econômico. A pesquisa consistiu na verificação dos seguintes aspectos: segmentos que mais registraram as Marcas, tipo de apresentação da marca, natureza da marca, titularidade, situação dos registros e evolução anual dos registros. Os resultados demonstram que para o período analisado (1998 até junho de 2017) foram encontrados 549 pedidos registros de marcas para o segmento pesquisado, desses registros, 89,80% foram efetuados por pessoa jurídica, quanto aos setores se destacam o de Comércio de insumos agrícolas com 40,25% dos pedidos, o de Publicidade e comunicação no geral com 12,39%. Já com relação à natureza das marcas, a Marcas de Serviços representam 76,87% dos processos e quanto à forma de apresentação a Mista concentra 79,42% dos pedidos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-10-22
Cómo citar
Castro, M. J. ., Stellato Filho, P., Tapajos, S. R., & Santos, J. A. B. dos . (2018). CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÇÃO MARCARIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: uma visão com base em dados do INPI. PontodeAcesso, 12(2), 58–73. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22972
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2018 PontodeAcesso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.