A dialética do ‘negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas
Palabras clave:
Narrativas visuais. Fotografia. Materialidade. Relações de trabalho.Resumen
Pretendemos com esse ensaio apresentar e debater algumas questões tendo como argumento panorâmico a ideia de narrativas visuais e fotografia. Metodologicamente fazemos uso de uma narrativa cinematográfica que se origina de um conto publicado em meados do século XX. Nossa abordagem pretende entender, em primeiro lugar, como o personagem da narrativa (tanto fílmica, como literária) passa de uma realidade fantasiosa e “quase medíocre” para um protagonismo “quase heroico”. Uma segunda questão, que o filme aponta e nos instiga à discussão, é a passagem do analógico para o digital, suas distintas ‘materialidades’ da nossa relação (ética e estética) com o mundo e a história. Teoricamente, nos inscrevemos em um interesse contemporâneo pela assim chamada “materialidade” da informação, mas, com algum espírito interdisciplinar, nos referimos a um quadro variado de autores das ciências humanas e sociais. Afirmamos que no filme, esse processo de transição não somente corresponde a uma mudança de técnicas e formatos de obtenção e visualização de imagens, mas está associado, também, a uma mudança mais geral nas relações de trabalho.Descargas
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Publicado
2016-07-19
Cómo citar
Geiger, A., & Ribeiro, L. B. (2016). A dialética do ‘negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas. PontodeAcesso, 10(3), 116–135. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20944
Número
Sección
Artigos Nacionais