Ver, espreitar, contemplar — para uma psicanálise da estereoscopia

Autores/as

  • Margarida Medeiros Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

Palabras clave:

imagem, estereoscopia, fetichismo, escopofilia, psicanálise

Resumen

Esta breve reflexão sobre a fotografia estereoscópica procurar relacionar a sua intensa produção e consumo nas décadas subsequentes à sua industrialização na segunda metade do século XIX com as condições psico-culturais do sujeito observador/ consumidor, partindo de conceitos da psicanálise como «fetichismo» e «escopofilia». Assim, à hipótese de Crary, que diferencia a estereoscopia da fotografia pelas suas propriedades de regulação e disciplina do sujeito, e que distingue de uma vocação mais objectiva e realista da fotografia, acrescentaremos uma abordagem que privilegia a compreensão do desejo que lhe subjaz para além do potencial de regulação.

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Publicado

2016-07-19

Cómo citar

Medeiros, M. (2016). Ver, espreitar, contemplar — para uma psicanálise da estereoscopia. PontodeAcesso, 10(3), 21–32. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20933