Para uma História da Fotografia Portuguesa entre 1939 e 1970: esboço de uma contextualização

Autores/as

  • Emília Tavares Museu Nacional de Arte Contemporânea. Museu do Chiado

Palabras clave:

fotografia Portuguesa, Estado novo, neo-realismo

Resumen

No período da ditadura auto-designada como Estado Novo, a afirmação política e o controlo apertado de informação contribuíram para uma estagnação cultural, levando sobretudo à aposta em grandes exposições que reforçam a propaganda do regime. Muitos artistas construíram a sua internacionalização à custa de emigrarem para fora do país, como Vieira da Silva ou Paula Rego. Neste texto, procura-se contextualizar a produção fotográfica deste período, focando-se no confronto entre as iniciativas estatais e os percursos que certos fotógrafos construíram à revelia desta conjuntura.

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Publicado

2016-07-19

Cómo citar

Tavares, E. (2016). Para uma História da Fotografia Portuguesa entre 1939 e 1970: esboço de uma contextualização. PontodeAcesso, 10(3), 33–45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20929