A paisagem pitoresca e o daguerreótipo no pensamento geográfico de Alexander Von Humboldt

Autores/as

  • Teresa Mendes Flores Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias

Palabras clave:

Pintura de paisagem, pitoresco, Geografia física, Panoramas, Daguerreótipo

Resumen

Este artigo apresenta a discussão crítica do explorador Alexander Von Humboldt quanto ao papel cognitivo das imagens na constituição da moderna Geografia Física. Fá-lo a partir da análise compreensiva de alguns textos seminais deste cientista, bem como de fontes indiretas. O daguerreótipo, a forma fotográfica sobre a qual Humboldt foi convidado a pronunciar-se como especialista da Academia das Ciências francesa, assegurava a vantagem da automatização e do rigor descritivo, mas à custa de introduzir uma profusão de detalhes considerados perturbadores da visão da “massa do Todo”, o fenómeno que Humboldt procurou constituir como objeto de uma nova geografia naturalista, no contexto do pensamento romântico alemão. O nosso objetivo neste artigo é sublinhar a complexidade de discursividades com que se teceu a introdução da fotografia na atividade científica, com reflexos na receção cultural mais geral.

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Publicado

2016-07-19

Cómo citar

Flores, T. M. (2016). A paisagem pitoresca e o daguerreótipo no pensamento geográfico de Alexander Von Humboldt. PontodeAcesso, 10(3), 4–20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20928