COLETA DE DADOS A PARTIR DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES: PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP

Autores/as

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Palabras clave:

Coleta de dados. Currículos da Plataforma Lattes. Repositório institucional.

Resumen

O Repositório Institucional UNESP foi povoado principalmente a partir de dados coletados da Web of Science, da Scopus e da SciELO. No entanto, com essa forma de povoamento, o Repositório não contemplava a produção da Universidade de forma fidedigna, uma vez que essas bases de dados cobrem principalmente as publicações internacionais nas áreas de ciências biológicas e exatas. Partindo da necessidade de contemplar também as publicações não indexadas nessas bases de dados, foram desenvolvidos procedimentos para a utilização dos dados da Plataforma Lattes na criação de registros para inclusão no Repositório. A partir da experiência da UNESP, este trabalho tem por objetivo apresentar os procedimentos desenvolvidos, que estão agrupados em seis etapas: coleta dos currículos, conversão para um formato de importação aceito pelo DSpace, remoção dos registros duplicados, verificação dos dados e das licenças, organização dos registros nas coleções e importação no Repositório. Como considerações finais, destaca-se que os procedimentos utilizados, ainda que tenham suas limitações, permitem ao Repositório contemplar a produção da Universidade de maneira mais fidedigna.

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Biografía del autor/a

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília,. Membro do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional UNESP

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Vidotti, S. A. B. G. (2015). COLETA DE DADOS A PARTIR DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES: PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP. PontodeAcesso, 9(3), 117–132. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15164