SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: instrumento de democratização da Informação

Autores/as

  • Dirlene Santos Barros Universidade de Brasília
  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa UnB

Palabras clave:

Lei de Acesso à Informação, Serviço de Informação ao Cidadão, Ministério da Previdência Social.

Resumen

Análise da eficácia do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Ministério da Previdência Social (MPS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada a Gestora da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação Institucional (AGEIN). Verificou que o SIC proporciona um movimento diferenciado não só no provimento do acesso à informação, mas também, em conduzir o MPS a pensar sobre a sua cultura organizacional, sendo preciso intensificar a divulgação do SIC físico à população. Conclui que o SIC do MPS pelas abordagens desdobradas, de uma forma geral, atua de forma eficaz no provimento das informações ao cidadão.

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Biografía del autor/a

Dirlene Santos Barros, Universidade de Brasília

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília; Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão; Mestre em Ciência da Informação

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, UnB

Doutor em História e professor adjunto do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB

Publicado

2015-09-03

Cómo citar

Barros, D. S., & Sousa, R. T. B. de. (2015). SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: instrumento de democratização da Informação. PontodeAcesso, 9(2), 98–112. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13256

Número

Sección

Artigos