IMAGEM FOTOGRÁFICA: A COMPLEXIDADE DO PERCURSO DE OTLET AOS DIAS ATUAIS

Authors

  • Alzira Tude de Sá UFBA/ICI

Keywords:

FoFotografia - História. Fotografia como documento.

Abstract

Este artigo se propõe a discorrer sobre os usos e apropriações da fotografia, identificando o percurso que fez com que ela passasse de uma invenção do século XIX, com traços puramente estéticos de representação da realidade, para uma ferramenta útil e eficaz da pesquisa acadêmica; aponta para as mudanças ocorridas no conceito de história, ocasionadas pelas transformações que abalaram o pensamento filosófico e científico referentes às fontes documentais e dentre elas a fotografia. Como uma revisão de literatura, este estudo aborda o conceito de documento e sua ampliação, trazendo o pensamento de Briet (1951), Buckland (1991) e Otlet (1996), como referências históricas de um novo pensar sobre a noção de documento. Revista como instrumento de promoção e circulação social do conhecimento, a fotografia passou a ser considerada como um elemento de contribuição teórica aos estudos e análises da sociedade, ao exercer e ser reconhecida a sua função mediadora entre os sujeitos e o mundo, estatuto que repercutiu na adoção de novos olhares e métodos de análise e interpretação que, na contemporaneidade, têm sido adotados por parte das Ciências Sociais e, em particular, pela Ciência da Informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alzira Tude de Sá, UFBA/ICI

ICI-DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E PROCESSOS INFORMACIONAIS Doutora em Ciência da Informação, docente do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia.

References

BOURDIEU, Pierre et al. Un art moyen: essay sur les usages sociaux de la photographie. 2ème. Paris: Les Éditions Minuit, [2003].

BRIET, Suzanne. Qu'est-ce que la documentation? Paris: Éditions Documentaires, Industrielles et Techniques, 1951.

BUCCERONI, Claudia; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. A imagem fotográfica como documento: desideratos de Otlet. In: ENCONTRO NACIONA L DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa, 2009. p. 1-16.

BUCKLAND, Michael. What is a document? Journal of the American Society of Information Science, Maryland, USA, v. 48, n. 9, p. 804-809, Sept. 1997.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012. (Ofício de Arte e Forma).

FREUND, Gisèle. La fotografia como documento social. Versión castellana Josep Elias. Barcelona: FotoGGrafía, 2006.

GAMARNICK, Cora. Los usos sociales de la fotografia durante las primeras décadas de su historia. Herramientas de la red de Historia de los Medios, Buenos Aires, año 1, n. 5, p. 1-88, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Documento e significação na trajetória epistemológica da Ciência da Informação. In: FREITAS, Lídia Silva; MARCONDES, Carlos Henrique; RODRIGUES, Ana Célia (org.). Documento: gênese e contexto de uso. Niterói: EduFF, 2010. p. 34-55 (Estudos da Informação, v.1)

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória.Tradução de Irene Ferreira; Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003. p. 525-541.

MANINI, Miriam Paula. Imagem, memória e informação: um tripé para o documento fotográfico. Domínios da Imagem, Londrina, PR, ano IV, n. 8, p. 77-88, maio 2011.

ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero: revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, abr. 2010.

OTLET, Paul. El tratado de documentación: el libro sobre el libro: teoría y práctica. Traducción Maria Dolores Ayuso García. [Murcia: Universidad de Murcia], 1996.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009.

SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2012.

SONTAG, Susan. Na caverna de Platão. In: SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. p. 11-36.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia.Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. (Sobre a fotografia, 1)

TARDY, Cécile. Garder trace de l'exposition: les usages mémoriels du dispositif photographhique. In: JOURNÉES SCIENTIFIQUES INTERNACIONALES DU RÉSEAU MUSSI, 3., 2016, Toulouse. Annales [...]Toulouse: ENFA, 2016. p. 247-262

Published

2021-03-03

How to Cite

Sá, A. T. de. (2021). IMAGEM FOTOGRÁFICA: A COMPLEXIDADE DO PERCURSO DE OTLET AOS DIAS ATUAIS. PontodeAcesso, 14(1), 83–96. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43256

Issue

Section

Artigos