INTERFACES DE VISUALIZAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE HIPERTEXTO

Autores

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem. Representação da Informação. Hipertexto.

Resumo

As trilhas de aprendizagem podem ser consideradas um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, em que são permitidas escolhas, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre e tem como propósito o desenvolvimento de competências. Esses esquemas de navegação podem ser personalizados, com base em variáveis, como: objetivos, perfil do aluno e características de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma das etapas de pesquisa de mestrado, que teve como um dos objetivos esboçar um metamodelo conceitual de representação dessas trilhas de aprendizagem. Para alcance desse objetivo, foi conduzida análise de dados por meio das etapas sugeridas no método da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, por meio da metodologia adotada, foi possível identificar uma variedade de categorias e entidades que foram usadas na composição do modelo conceitual para organização e representação de trilhas de aprendizagem. Entretanto, observou-se necessidade de refinamento dos elementos identificados, principalmente do ponto de vista de tratamento terminológico, o que evidencia a importância do uso de um vocabulário controlado, visando o enriquecimento semântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lopes Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2012), Especialista em Produção em Mídias Digitais pela PUC Minas (2010), Especialista em Educação a Distância pelo Senac Minas (2009), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Atuou como Supervisora Pedagógica e Designer Instrucional no Senac Minas. Atuou como Professora Tutora no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, oferecido pelo Senac Minas. Atualmente é Gestora da Divisão de Gestão de Metodologia e Tecnologias Educacionais na Superintendência de Educação do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO. Membro do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual.

Gercina Angela Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 2. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro-PPM XII-2018 da FAPEMIG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Presidente Fundadora da Brazil Chapter of the Association for Information Science and Technology (Brazil-ASIS&T).Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Atualmente é Membro do Scientific Advisory Board da International da Society for Knowledge Organization ISKO (2016); parecerista do Knowledge Organization Journal (KO) da ISKO; membro da Congregação da ECI/UFMG; membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG; e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento?PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto/2009 a setembro de 2012. Foi sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e técnicas para Representação, Organização e Recuperação da informação e do Conhecimento. Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados. Compatibilização de linguagens de Indexação. Linguística Documentária. Mapa Conceitual. Bibliotecas digitais. Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens). Linked Open Data. Produção de hipertextos. Interfaces Indutivas. Topic Maps (Mapa de Tópicos). Arquitetura da Informação. Automação de bibliotecas (projeto e avaliações de software). Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Lopes, P. L., & Lima, G. A. (2021). INTERFACES DE VISUALIZAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE HIPERTEXTO. PontodeAcesso, 14(1), 40–56. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35952

Edição

Seção

Artigos