ORGANIZAÇÃO TRANSVERSAL DO CONHECIMENTO: POSSIBILIDADES NA ÁREA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Lazzarotto Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Francisco Daniel Costa Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

ensino superior, interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, transversalidade

Resumo

Reflexão crítica sobre a compartimentalização do conhecimento e a disciplinaridade, elementos impeditivos do diálogo entre conteúdos. Apóia-se no pensamento acadêmico sobre o tema em 73 artigos de periódicos brasileiros na área de ciência da informação, relacionados à organização do conhecimento, para identificar propostas de superação à cisão disciplinar vigente, ou de rupturas morfológicas na constituição de programas de ensino. Com o intuito de contribuir para a transformação das estruturas curriculares rígidas, perceptíveis na crítica à prática da construção curricular, conclui tanto pela possibilidade da inclusão dos chamados temas transversais nos programas de ensino, quanto por uma configuração transversal como método de facilitar a relação entre saberes nos cursos de ciência da informação.

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Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação da USP e pós-doutora pela Universidad Autonoma de Madrid. Professora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná.

Juliana Lazzarotto Freitas, Universidade Federal do Paraná

Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)

Francisco Daniel Costa, Universidade Federal do Paraná

Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)

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Publicado

2008-12-09

Como Citar

Bufrem, L. S., Freitas, J. L., & Costa, F. D. (2008). ORGANIZAÇÃO TRANSVERSAL DO CONHECIMENTO: POSSIBILIDADES NA ÁREA DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 2(3), 43–57. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212

Edição

Seção

Artigos