OS CIBORGUES INTERPRETATIVOS E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO SOCIODIGITAL EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22560Keywords:
Ciborgues interpretativos. Biblioteca universitária. Cibercultura. Inclusão Sociodigital.Abstract
A pesquisa para este artigo foi realizada no contexto de uma Biblioteca Universitária. O objetivo principal visou perceber se o profissional responsável, das bibliotecas universitárias contemporâneas, está preparado para agir como ciborgue interpretativo, em prol da promoção da inclusão sociodigital dos usuários. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, combinando abordagens sociométricas. O universo pesquisado foram os funcionários de uma biblioteca universitária, sendo a amostra composta por sete bibliotecários. Utilizou-se o teste sociométrico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, com questões objetivas, aplicado in loco. Os dados foram organizados, embasados e apresentados segundo os critérios da sociometria. Os resultados apontam que a relação da tecnologia com o bibliotecário apresenta aspectos inerentes a sociedade atual, identificando-os como ciborgues interpretativos. Conclui-se, portanto, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e a existência de potencial para atuação de um bibliotecário imerso que compreende a importância da tecnologia e da inclusão sociodigital.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-10-22
How to Cite
Neves, B. C., & Reis, M. (2018). OS CIBORGUES INTERPRETATIVOS E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO SOCIODIGITAL EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. PontodeAcesso, 12(2), 18–27. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22560
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2018 PontodeAcesso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.