Informação e Documento - relações simbióticas

Autores

  • Jéssica Camara Siqueira Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Documento. Informação. Terminologia.

Resumo

O artigo trata as relações entre os termos “documento” e “informação”, do ponto de vista terminológico, buscando identificar aproximações, distinções e, principalmente, entender como ambos corroboram a caracterização do domínio da Ciência da Informação. Os conceitos de “documento” e “informação”, mesmo com sua natureza e funções específicas, demonstram notória proximidade no âmbito de Ciência da Informação, tanto por apresentarem traços semânticos semelhantes (perspectiva objetiva, subjetiva e social), como pelo fato de atuarem conjuntamente no escopo do domínio em questão. O fato de a informação precisar da materialidade do documento para se difundir e ser acessada, ou mesmo o documento, só transcender sua “materialidade” ao tornar-se meio pelo qual a informação se consubstancia, são evidências de que entre documento e informação não há apenas proximidade, mas em certa medida uma relação simbiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Camara Siqueira, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Letras (FFLCH-USP) Mestre em Ciência da informação (ECA-USP) Especialiação em Arquivos(IEB-USP) Graduação em Biblioteconomia(ECA_USP) Graduação em Letras(UNIMAR)

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Siqueira, J. C. (2015). Informação e Documento - relações simbióticas. PontodeAcesso, 9(1), 91–110. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7675

Edição

Seção

Artigos