USO DE ALGORITMOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NOS PROCESSOS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Reinaldo de Figueiredo Almeida Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

Palavras-chave:

Algoritmos. Inteligência Articial. Redes Sociais. Difusão do Conhecimento

Resumo

Entrevista realizada pela Revista PontodeAcesso ao professor Reinaldo de Figueiredo Almeida, atuando nas áreas de Sistemas de Informações e de Administração, e de Analista de Telemática da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), atuando em projetos de Qualificação de Dados e Inteligência de Negócios. Faz uma exposição sobre o uso de algoritmos de inteligência Artificial na gestão de redes sociais e o seu impacto nos processos de difusão do conhecimento, e como a atuação destes algoritmos impacta na difusão do conhecimento quando se tem as redes sociais como suporte. Isto acontece porque os algoritmos sempre exercem um propósito que está ligado aos interesses daqueles que detêm poder, ou sobre os meios de comunicação ou sobre a propriedade das redes sociais. Na entrevista, é esclarecido como a ação dos destes algoritmos influencia no comportamento dos perfis dos usuários e como isto determina a forma como o conhecimento é difundido. Isto leva a introdução de uma hipótese, segundo a qual, todos os seres humanos que passam a interagir com o mundo digital, e em última instância, com o universo das redes sociais, passa a dispor de 2 existências, uma analógica, aquela relacionada ao seu ambiente físico, e uma digital, aquela relacionada aos conjuntos de dados que foram acumulados a partir das interações com o mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo de Figueiredo Almeida, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

Doutor em Difusão do Conhecimento UFBA/BA/BR. Mestre em Sistemas e Computação UNIFACS/BA/BR. Especialista em Inteligência Competitiva – UFBA/BA/BR. Graduado em Computação – UNIFACS/BA/BR

Referências

WELLMAN, Barry, at all. COMPUTER NETWORKS AS SOCIAL NETWORKS: Collaborative Work,Telework, and Virtual Community. Annu. Rev. Sociol. 1996. 22:213-38.

spark.adobe.com/make/learn/top-social-media-sites.

FEDERER, Joe. The Hidden Psychology of Social Networks: How Brands Create Authentic Engagement by Understanding What Motivates Us. 1ª edição. Nova York: Editora McGraw-Hill Education, 2020.

DUPORTAIL, Judith. L´Amour sous algorithme. Paris: Editora Goutte d'or: 2019.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

MARTEL, Frédéric. SMART: O que você não sabe sobre a internet. Tradução: Clóvis Marques. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2015.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia, v.1. Tradução: Ivo Storniolo. 2ª edição. São Paulo: Editora Paulus, 2004.

wearesocial.com/digital-2020.

analytics.facebook.com.

analytics.twitter.com.

transparencyreport.google.com.

omcltd.in/About-Us/Financial-Performance-of-OMC/Audited-Annual-Reports.

Deloitte. The social enterprise at work: Paradox as a path forward. 2020 Deloitte Global Human Capital Trends: 2020.

www.gta.ufrj.br/grad/15_1/bigdata/vs.html.

KETELAAR, Paul E.; et all. The success of viral ads: Social and attitudinal predictors of consumer pass-on behavior on social network sites. Journal of Business Research 69 2603–2613: 2016.

www.bbc.com/portuguese/geral-55731179.

LANIER, Bruno. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais). Trad.: Bruno Casotti. 1ª edição. São Paulo: Editora Intrínseca, 2018.

theinclusiveinternet.eiu.com/explore/countries/performance?category=readiness.

ALMEIDA. Reinaldo de Figueirêdo. ANÁLISE DE DOMÍNIO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS: Ontologias Para Sistemas Computacionais. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

MIRCHANDANI, Maya. Digital Hatred, Real Violence: Majoritarian Radicalisation and Social Media in India. Observer Research Foundation. ORF Occasional Paper 167: 2018.

www.faperj.br/?id=4062.2.1.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Almeida, R. de F. (2021). USO DE ALGORITMOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NOS PROCESSOS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO. PontodeAcesso, 14(1), 172–186. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43538

Edição

Seção

Entrevista