REPENSANDO O SERVIÇO DE REFERÊNCIA: A POSSIBILIDADE VIRTUAL

Autores

  • Jéssica Camara Siqueira Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Serviço de referência virtual, usuário, bibliotecário.

Resumo

O serviço de referência é muito mais que uma técnica especializada de orientação bibliográfica, é antes de tudo uma atividade humana, que atende um anseio de alguém que tem alguma lacuna em seus esquemas mentais, e que diante dessa impossibilidade de compreender busca a informação. No entanto, para que o bibliotecário consiga tal proeza é importante que se volte às necessidades do usuário, ou seja, perscrutar seu background, expectativas, experiências, entender seu modelo cognitivo para identificar qual será o uso que fará da informação. Além disso, o profissional deve trazer um background que se agregue à proposta institucional, bem como ter dois atributos essenciais: a instrução e talento comunicacional. Além disso, no âmbito das novas tecnologias, os serviços de referência virtuais teriam o importante papel de mediar, a partir de recursos tecnológicos, as relações entre usuários e a sua necessidade informacional.

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Biografia do Autor

Jéssica Camara Siqueira, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Ciência da informação (ECA-USP) Especialiação em Arquivos(IEB-USP) Graduação em Biblioteconomia(ECA_USP) Graduação em Letras(UNIMAR)

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Publicado

2010-09-24

Como Citar

Siqueira, J. C. (2010). REPENSANDO O SERVIÇO DE REFERÊNCIA: A POSSIBILIDADE VIRTUAL. PontodeAcesso, 4(2), 116–130. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4238

Edição

Seção

Artigos