RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Jéssica Camara Siqueira Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Disseminação seletiva de informação, RSS, Usuário

Resumo

O aumento da disponibilização de conteúdos na Internet se configura como um entrave na recuperação seletiva de conteúdos. A Disseminação Seletiva de Informações (SDI) aparece como uma possibilidade para solucionar tal problema, oferecendo um serviço que a partir do perfil de usuário e de uma seleção de conteúdo, encaminha periodicamente um pacote informacional.A principal tecnologia utilizada é a de RSS, denominado como um conjunto de especificações que atuam na agregação e distribuição de conteúdos da Web, com o intuito de facilitar o processo de consulta e compartilhamento de informações. Como exemplo desse dispositivo é mostrado o serviço do Bloglines, ponderando suas vantagens e desvantagens. E por fim percebe-se que a tecnologia de RSS tem um potencial, ainda subutilizado pelas bibliotecas e centros de documentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Camara Siqueira, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Ciência da informação (ECA-USP) Especialiação em Arquivos(IEB-USP) Graduação em Biblioteconomia(ECA_USP) Graduação em Letras(UNIMAR)

Downloads

Publicado

2011-10-20

Como Citar

Siqueira, J. C. (2011). RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. PontodeAcesso, 5(2), 20–33. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4492

Edição

Seção

Artigos