MARCAS DE PROVENIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE IDENTIDADE DE COLEÇÕES ESPECIAIS
A FORMAÇÃO DA COLEÇÃO COLTED NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPE
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52334Palavras-chave:
Patrimônio Bibliográfico, Livros didáticos, Programa MEC/COLTED, Universidade Federal de Pernambuco, Sistema de Bibliotecas, Brasil – História – 1964-1985Resumo
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (BC/UFPE) é a unidade de informação que custodia as coleções especiais, dentre estas, uma que merece destaque é a COLTED, por ser um recorte da bibliografia básica das universidades no período da ditadura militar. Descrever o processo de identificação, coleta, organização e tratamento da Coleção COLTED, através do planejamento da continuidade das atividades de identificação das obras por parte das bibliotecas setoriais e central da Universidade, é o objetivo principal deste artigo. Procedeu-se uma busca minuciosa, livro a livro, no acervo do SIB/UFPE. Livros com carimbos do programa onde se identificou a sigla MEC/COLTED. Após o trabalho de identificação e seleção ter sido procedido, obteve-se o seguinte montante: em 2018 foram identificados e catalogados 239 títulos entre 562 exemplares. Em 2019, foram identificados 98 títulos em 194 exemplares e até 2020, atingimos a marca de 357 títulos no total de 785 exemplares devidamente identificados, descritos e organizados no setor de coleções especiais da Biblioteca Central. Conclui-se que a identificação e organização da coleção COLTED fazem parte das ações para dar maior visibilidade ao acervo da Biblioteca e enfatizar seu perfil patrimonial.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Ana Cristina de; SOUTO, Diana Vilas Boas. Acerca do Princípio da Proveniência: apontamentos conceituais. Ágora, Florianópolis, v. 23, n. 46, p. 14-43, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/13256. Acesso em: 10 abr. 2021.
ALVARES JUNIOR, Laffayete de S.; SALDANHA, Gustavo S. A bibliografia como ciência [Tradução do artigo de GUILD, Reuben A. Bibliography as science. American Library Journal, v. 1, n. 2-3, p. 67-69, nov. 1876.]. Perspect. ciênc. inf., v. 22, n. spe, p.199-202., 2017, ISSN 1981-5344. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3241. Acesso em: 28 jul. 2020.
ARARIPE, Fátima Maria Alencar. Do patrimônio cultural e seus significados. Transinformação, Campinas, v.16, n.2, p.111-122, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v16n2/01.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
AZEVEDO, Fabiano Cataldo de. O Acervo bibliográfico do Gabinete Português de Leitura como lugar de memória e forma reconhecível: considerações acerca dessas aproximações. Revista Convergência Lusíada, n. 25, p. 43-60, 2011. Disponível em: https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/65. Acesso em: 11 fev. 2021.
AZEVEDO, Fabiano Cataldo; FREIRE, Stefanie Cavalcanti. As Histórias que cada exemplar de livro nos conta: as marcas de proveniência bibliográfica e as dedicatórias. 10 out. 2018. 151 slides. Material apresentado para minicurso através do Planor da Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/apresentacao/2018/historias-que-cada-exemplar-livro-nos-conta-marcas.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.
AZEVEDO, Fabiano Cataldo; LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Afinal, os objetos falam? reflexões sobre objetos, coleções e memória. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, ENANCIB,20., 2019. Florianópolis. Anais eletrônicos … Florianópolis : UFSC, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123799. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Decreto-lei nº 59355, de 04 de outubro de 1966. Institui no Ministério da Educação e Cultura a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e revoga o Decreto número 58.653-66. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1966. Seção 1, p. 11468. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-59355-4-outubro-1966-400010-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 09 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. O Livro didático sua utilização em classe: material básico dos cursos de treinamento para professores primários. Rio de janeiro: COLTED, 1969.
FILGUEIRAS, Juliana Miranda. As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename. História da Educação, Santa Maria, v. 19, n. 45, p. 85-102, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-34592015000100085&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 fev. 2020.
HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: EDUSP, 2005.
HORSMAN, Peter. Adestrando o elefante: uma abordagem ortodoxa do princípio da proveniência. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 443-454, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/76304. Acesso em: 10 maio 2021.
KRAFZIK, Maria Luiza de Alcântara. Acordo MEC/USAID: A Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático – COLTED (1966-1971). 2006. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesqui…/DetalheObraForm.do… >. Acesso em 09 out. 2019.
LOURENÇO, Cintia Azevedo. Novas tendências em catalogação: o novo paradigma da catalogação a partir da modelagem conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. Especial, p. 150-167, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/135741. Acesso em: 20 maio 2021.
LOSS, Miriam Moema. Valoração de acervo bibliográfico: estudo de preservação do patrimônio histórico, cultural e científico de uma biblioteca universitária. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/198704. Acesso em: 06 mar. 2020.
MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Considerações teóricas aligeiradas sobre a catalogação e sua aplicação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 125-137, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42309/45980. Acesso em: 10 maio 2021.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. São Paulo, v.10, dez. 1993. p. 07-28. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 10 mar 2021.
SOUZA, Ingrid Lopes de; AZEVEDO, Fabiano Cataldo; LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Coleções especiais e valor de memória: reflexões no contexto de bibliotecas universitárias. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, ENANCIB,18, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/104446. Acesso em: 08 mar. 2020.
SOUZA, Ingrid Lopes de. Patrimônio bibliográfico de C&T em universidades: proposta para formação das coleções especiais da Biblioteca Paulo Geyer. 2017. 116 f. Dissertação
(Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência
e Tecnologia, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em:
https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2500/3/ILSouza.pdf. Acesso em: 4 Maio. 2021.
SUNDSTRÖM, Admeire da Silva Santos; SILVA, Hugo Oliveira Pinto e. Catalogação de obras raras: análise das perspectivas bibliográfica e bibliológica. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14580/11222. Acesso em: 30 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.