AS MARCAS DO TEMPO E A CONSTITUIÇÃO DE UMA COLEÇÃO

Autores

  • Irineu E. Jones Correa
  • Thais Helena de Almeida Slaibi

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52314

Palavras-chave:

Belle époque, Coleção, Fin-de-siècle, Marcas de proveniência, Memória

Resumo

Esta pesquisa trata do engendramento que dá visibilidade a um conjunto específico de peças no catálogo da Biblioteca Nacional: uma coleção fin-de-siècle e belle-époque, formada a partir de livros editados entre 1880 e 1920. São duas categorias que balizam o recorte concebido como corpus do projeto: as marcas do tempo literário e as marcas de proveniência. As marcas literárias estão nas obras que editaram no período indicado. As marcas de proveniência permitem reelaborar a memória da trajetória de um exemplar específico ou da coleção de uma biblioteca. Vestígios que, identificados e decodificados, possibilitam uma investigação que recupere os processos de produção, comercialização e seu pertencimento. O projeto tem como objetivo investigar de que maneira estas duas categorias se complementam, ampliando o conhecimento sobre o período e a gama de informações disponíveis no catálogo.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Correa, I. E. J. ., & Slaibi, T. H. de A. (2022). AS MARCAS DO TEMPO E A CONSTITUIÇÃO DE UMA COLEÇÃO. PontodeAcesso, 16(3), 365–384. https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52314