A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE QUÍMICA...
Palavras-chave:
Competência em informação. Pesquisa bibliográfica. Escola de Quimica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agencia Nacional do Petroleo.Resumo
Este trabalho relata as iniciativas para a estruturação e desenvolvimento do curso sobre competência em informação, ministrado aos alunos da pós-graduação da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a competência em informação, evidenciando as estratégias de busca, recuperação e organização da informação e do conhecimento sobre seus temas de pesquisa, em bases de dados científicas e tecnológicas de dados sob a gestão do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso está estruturado em módulos, cujos conteúdos evoluem dos conceitos básicos sobre informação, conhecimento, periódico científico, patente etc., até o treinamento para a utilização das bases de dados. A pesquisa bibliográfica e sua importância para a produção de conhecimento científico e tecnológico é destacada nesse contexto. Finalmente, conclui-se que os trabalhos finais de curso evidenciaram o progresso dos alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades para o acesso e a recuperação de informações relevantes e, consequentemente, para a produção de novos conhecimentos, especialmente em suas áreas acadêmicas de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-20
Como Citar
Guedes, V. L. da S., & de Carvalho, A. M. F. (2011). A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE QUÍMICA. PontodeAcesso, 5(2), 34–53. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906
Edição
Seção
Artigos