MARKETING DIGITAL

AS FANPAGES COMO CANAL DE PROMOÇÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Charles Espolier Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-0157-8691

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47463

Palavras-chave:

Marketing. Marketing da informação. Mídias sociais. Fanpage. Biblioteca pública.

Resumo

A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Método: Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Resultado: As fanpages são utilizadas principalmente na promoção de postagens e na construção de um diálogo com os usuários, que configura um marketing de relacionamento. Identificou-se também a prática de marketing institucional, na forma como a biblioteca se apresenta para os seus usuários. Conclusões: Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com afinco a leitura e a promoção de eventos. Elucida fatores que causam problemas na implementação dessa prática: como tempo de resposta e produção do conteúdo.

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Biografia do Autor

Charles Espolier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Espolier, C., & Borges, J. (2022). MARKETING DIGITAL: AS FANPAGES COMO CANAL DE PROMOÇÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL. PontodeAcesso, 16(1). https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47463

Edição

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Artigos