MARKETING DIGITAL
AS FANPAGES COMO CANAL DE PROMOÇÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.47463Palavras-chave:
Marketing. Marketing da informação. Mídias sociais. Fanpage. Biblioteca pública.Resumo
A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Método: Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Resultado: As fanpages são utilizadas principalmente na promoção de postagens e na construção de um diálogo com os usuários, que configura um marketing de relacionamento. Identificou-se também a prática de marketing institucional, na forma como a biblioteca se apresenta para os seus usuários. Conclusões: Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com afinco a leitura e a promoção de eventos. Elucida fatores que causam problemas na implementação dessa prática: como tempo de resposta e produção do conteúdo.
Downloads
Referências
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 85-98, 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1327. Acesso em: 03 abr. 2020.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92368. Acesso em: 15 nov. 2019.
AMARAL, Sueli Angélica do. Serviços bibliotecários e desenvolvimento social: um desafio profissional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 24, n. 2, 1995. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/589. Acesso em: 03 abr. 2020.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (AMA). Digital Marketing. Chicago: AMA, 2020. Disponível em: https://www.ama.org/topics/digital-marketing/. Acesso em: 20 mar. 2020.
ARAÚJO, Walqueline Silva; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo; CÔRTES, Gisele Rocha. Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente Web. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 544-564, 2018.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p544. Acesso em: 22 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 22 ago. 2020.
DE VRIES, Lisette; GENSLER, Sonja; LEEFLANG, Peter SH. Popularity of brand posts on brand fan pages: An investigation of the effects of social media marketing. Journal of Interactive Marketing, v. 26, n. 2, p. 83-91, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2012.01.003. Acesso em: 05 abr. 2020.
CHUA, Alton Yeow Kuan; BANERJEE, Snehasish. How businesses draw attention on Facebook through incentives, vividness and interactivity. 2015. Disponível em: https://dr.ntu.edu.sg//handle/10356/81058. Acesso em: 05 abr. 2020.
ESPUGA-CONDAL, Montserrat. Estrategias de marketing en una biblioteca pública de suburbio: Biblioteca Font de la Mina. El profesional de la información, v. 24, n. 1, p. 39-43, 2015.
FACEBOOK. Criar uma Página. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/pages/creation. Acesso em: 15 nov. 2019.
FERREIRA, Luan Henrique Giroto; CALDAS, Rosângela Formentini. Indicadores de marketing digital para websites de arquivos públicos estaduais. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 211-233, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/67833. Acesso em: 22 ago. 2020.
GALLO-LEÓN, José-Pablo. La biblioteca es servicio (y en ello está nuestro futuro). El profesional de la información, v. 24, n. 2, p. 87-93, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, Nieves. Métricas de la web social. Anuario ThinkEPI, v. 7, p. 48-52. 2013. Disponível em: http://www.thinkepi.net/metricas-de-la-web-social. Acesso em: 31 mar. 2020.
GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, Nieves. Qué entendemos por usuario como centro del servicio: estrategia y táctica en marketing. El profesional de la información, v. 24, n. 1, p. 5-13, 2015.
KHOBZI, Hamid; TEIMOURPOUR, Babak. LCP segmentation: A framework for evaluation of user engagement in online social networks. Computers in Human Behavior, v. 50, p. 101-107, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.03.080. Acesso em: 05 abr. 2020
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
MOURA, Andréia Cássia de et al. Marketing de relacionamento via redes sociais: uma análise de sua aplicação. REA-Revista Eletrônica de Administração, Franca, v. 13, n. 1, p. 4-29, 2014. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/710. Acesso em: 22 ago. 2020.
OLIVEIRA, Angela Maria de. A Internet como ferramenta de marketing nas bibliotecas. Informação & Informação, Londrina, v. 7, n. 2, p. 105-112, 2002. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1702/.
Acesso em: 30 mar. 2020.
OLIVEIRA, Silas Marques. Marketing e sua aplicação em bibliotecas: uma abordagem preliminar. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 14, n. 2, 1985. Disponível em: 10.18225/ci.inf.v14i2.218. Acesso em: 23 mar. 2020.
OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignácio de. Desmistificando o marketing. São Paulo: Novatec, 2007.
PORTO ALEGRE. Decreto nº 20.505, de 17 de março de 2020. Decreta situação de emergência e estabelece medidas para os estabelecimentos restaurantes, bares, casas noturnas e outros, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Porto Alegre. Diário Oficial [de] Porto Alegre, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/3276_ce_285098_1.pdf?fbclid=IwAR0cWlDQqMo_dIjrMFnchRFNPpzCItbKDamavlL0AJ35yTypQsRPDrXm68I. Acesso em: 03 out. 2020.
PRADO, Jorge Moisés Kroll; PINTO, Adilson Luiz. Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, 2018.
RECUERO, Raquel. A nova revolução: as redes são as mensagens. In: BAMBRILLA, A. (org.) Para entender as mídias sociais. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://issuu.com/anabrambilla/docs/paraentenderasmidiassociais. Acesso em: 16 nov. 2019.
SABATE, Ferran et al. Factors influencing popularity of branded content in Facebook fan pages. European Management Journal, v. 32, n. 6, p. 1001-1011, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.emj.2014.05.001. Acesso em: 05 abr. 2020.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVEIRA, Amélia; BATTISTOTTI, Zélia Helena Moellmann. Marketing nos currículos plenos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil. Revista ACB, Santa Catarina, v. 1, n. 1, p. 55-67, 1996. Disponível em: https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/312. Acesso em: 17 out. 2020.
SOARES, Felipe Ribeiro; MONTEIRO, Plínio Rafael Reis. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS-revista de gestão e tecnologia, Santa Catarina, v. 5, n. 3, p. 42-59, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3504/350450619004.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; ESTABEL, Lizandra Brasil. Marketing em bibliotecas. In: ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva. Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 77-96.
TREADAWAY, Chris; SMITH, Mari. Facebook marketing: an hour a day. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PontodeAcesso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.