MOÇO, O QUE TEM PRA LER?
UM ESTUDO DO ACERVO PARA O PÚBLICO JUVENIL DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ANTÔNIO DIAS ANDRADE (ITABERABA/BA)
Palavras-chave:
Biblioteca pública. Biblioteca Municipal. Formação de Leitores. Leitura de fruição. Literatura juvenilResumo
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo monográfico cujo propósito foi analisar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Antônio Dias Andrade no que se refere aos materiais para leitura literária e adequação das obras voltadas para os leitores jovens Itaberabenses. A metodologia adotada para tal foi à análise documental do acervo da biblioteca estudada por meio dos critérios para composição de acervos em bibliotecas públicas estabelecidos pelo Sistema Nacional de Biblioteca Pública. O estudo empírico, em questão, constatou que o acervo voltado para o público juvenil da Biblioteca Pública Municipal Antônio Dias Andrade pode ser caracterizado como: ficção científica, narrativa de suspense, elementos fantásticos (categorias de composição de acervo); possui um acervo bem diversificado no que se refere às tipologias literárias, a saber: obras de referência, literatura brasileira, literatura estrangeira, materiais especiais, materiais histórico-documental, literatura infanto-juvenil. Porém, no que se refere ao acervo voltado para o público juvenil, percebeu-se que a biblioteca ainda é muito carente nesse quesito, pois ao analisar todo o acervo bibliográfico observou-se que a biblioteca possui somente 10 livros na sua coleção que podem ser categorizados como literatura juvenil e dentro de outras modalidades linguísticas no que tange a materiais de cunho visual e sonoro a biblioteca tem materiais que podem ser utilizados pelos jovens surdos e cegos.
Downloads
Referências
ANTUNES, Benedito. Memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005.
BIBLIOTECA VIRTUAL (SÃO PAULO, SP). História da biblioteca e do bibliotecário no mundo e no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/184234962/200703-historiadabiblioteca>. Acesso em: 14 de jul. 2020.
BULHÕES, Marcelo. Mídia e Literatura: tematizações, correlativos, conexões. Líbero, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 101-110, jun., 2012.
CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
________. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. Disponível em: <http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/Antonio_Candido_-_Literatura_e_Sociedade.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2020.
CECCANTINI, J. L.T. Uma estética da formação: vinte anos de literatura juvenil premiada (1978-1997). 2000. 462f. Tese (Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, São Paulo, 2000.
FEREIRRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio de língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
LUFT, Gabriela. A literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 36, p. 111-130, jul./dez. 2010.
MILANESI, Luís. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
_________. O que é biblioteca. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
_________. Biblioteca pública: do século XIX para o XXI. Revista USP, São Paulo, n. 97, p. 59-70, maio, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61685>. Acesso em: 20 set. 20120.
NASCIMENTO, Lucia L. do; PINTO, Valdir B.; VALE, Helena C. Pimentel do. O livro, a biblioteca e leitura: conhecer o passado para entender a (r) evolução tecnológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônico... Florianópolis, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Matriz da linguagem e pensamento: sonoro, visual e verbal. 3. ed. Sao Paulo: Iluminuras, 2005.
SILVA, Antonieta Mírian de Oliveira Carneiro; SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Letramento literário na escola: desafios e possibilidades na formação de leitores. Revista Eletrônica de Educação. Alagoas, v. 1, n,1, 2013. Disponível em:<http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1a-edicao/LETRAMENTO%20LITERARIO%20NA%20ESCOLA_Antonieta%20Silva_Maria%20Silveira.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2020.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 39-79, 2007. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1426/1127>. Acesso em: 25 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PontodeAcesso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.