A DIMENSÃO INFORMACIONAL DO ESTADO MOÇAMBICANO À LUZ DOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

Autores

  • Rafael Simone Nharreluga

Palavras-chave:

Informação arquivística governamental, Políticas públicas de informação, Moçambique

Resumo

Este artigo examina a dimensão técnico-profissional da informação arquivística governamental em Moçambique no quadro dos principais programas governamentais instituídos entre 1975 e 2005, como reflexo da construção e reforma do Estado e sociedade moçambicanos. Descreve a fragilidade de recursos, práticas e estruturas de informação, a ausência de políticas públicas de informação, a restrição do direito à informação, bem como a concepção de agências de informação apenas na sua dimensão de agências culturais. Conclui apontando para a ausência de um projeto de informação na construção e reforma do Estado moçambicano e considera que a formulação de programas governamentais devia supor e garantir uma interação com a perspectiva de informação. Recomenda ser urgente e imprescindível o estabelecimento de uma infraestrutura nacional de informação e a definição e implementação de um marco legal na área de informação sob amparo técnico do respectivo profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Simone Nharreluga

Rafael Simone Nharreluga é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1999), com mestrado em Ciência da Informação pela mesma universidade, em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFF/IBICT, 2006). É funcionário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), ligado ao Arquivo Histórico de Moçambique. Foi membro da Comissão Instaladora do Curso Superior de Ciência da Informação – especialidade em Arquivologia e Biblioteconomia – e é atualmente coordenador do mesmo curso na Escola de Comunicação e Arte da UEM. Tem experiência nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente temas como sistemas e políticas de arquivos, informação governamental, governo eletrônico e políticas públicas de informação.

Downloads

Publicado

2009-03-28

Como Citar

Nharreluga, R. S. (2009). A DIMENSÃO INFORMACIONAL DO ESTADO MOÇAMBICANO À LUZ DOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS. PontodeAcesso, 3(1), 34–45. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3311

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)