CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÇÃO MARCARIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: uma visão com base em dados do INPI

Autores

  • Maria Jose Castro Pontificia Universidade Catolica de São Paulo
  • Petrojanes Stellato Filho Centro Universitário de Várzea Grande
  • Sidney Rodrigues Tapajos Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
  • João Antonio Belmino dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22972

Palavras-chave:

Marcas, registro, agronegócio, proteção.

Resumo

O presente trabalho buscou analisar com base em dados do INPI a situação dos pedidos de registros de Marcas relacionadas ao setor do Agronegócio. A Marca de um produto ou serviço tem como objetivo levar o nome da empresa ao mercado e como tal ela se traduz em ativos valiosos para as organizações contribuindo para seu reconhecimento social e crescimento econômico. A pesquisa consistiu na verificação dos seguintes aspectos: segmentos que mais registraram as Marcas, tipo de apresentação da marca, natureza da marca, titularidade, situação dos registros e evolução anual dos registros. Os resultados demonstram que para o período analisado (1998 até junho de 2017) foram encontrados 549 pedidos registros de marcas para o segmento pesquisado, desses registros, 89,80% foram efetuados por pessoa jurídica, quanto aos setores se destacam o de Comércio de insumos agrícolas com 40,25% dos pedidos, o de Publicidade e comunicação no geral com 12,39%. Já com relação à natureza das marcas, a Marcas de Serviços representam 76,87% dos processos e quanto à forma de apresentação a Mista concentra 79,42% dos pedidos.

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Biografia do Autor

Maria Jose Castro, Pontificia Universidade Catolica de São Paulo

DOCENTE EBTT IFS. DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL , MESTRE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA PUC/SP,

Petrojanes Stellato Filho, Centro Universitário de Várzea Grande

ENGENHEIRO CIVIL, DOCENTE UNIVAG/MT

Sidney Rodrigues Tapajos, Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura

 

TURISMOLOGO, UNIP/ICEC/MT

João Antonio Belmino dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

DOUTOR, DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL/ UFS

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

Castro, M. J. ., Stellato Filho, P., Tapajos, S. R., & Santos, J. A. B. dos . (2018). CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÇÃO MARCARIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: uma visão com base em dados do INPI. PontodeAcesso, 12(2), 58–73. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22972

Edição

Seção

Artigos