BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: leitura, mediação e apropriação dos sentidos

Autores

  • Maria de Fatima Cleomenis Botelho Universidade Federal da Bahia
  • Kátia de Carvalho Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ciência da informação. Mediação da informação. Leitura. Bibliotecas universitárias. Pessoas com deficiência.

Resumo

Este trabalho constitui parte de pesquisa em andamento, focalizada em duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo á conhecer a relação dessas bibliotecas e de seus bibliotecários com os usuários com deficiência, visando contribuir para o aperfeiçoamento desse atendimento. Na perspectiva da Ciência da Informação, o artigo focaliza a teoria da informação centrada nos estudos e necessidades de satisfação dos usuários. Aborda também o conceito de mediação da informação em sua relação com a leitura e apropriação dos sentidos, bem como a importância do Serviço de Referência e sua prática relacionada às competências em informação, dos profissionais bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias no atendimento de usuários com deficiência.

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Cleomenis Botelho, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFBA. Bibliotecária do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA

Kátia de Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação, Professora do PPGCI/UFBA

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Botelho, M. de F. C., & Carvalho, K. de. (2014). BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: leitura, mediação e apropriação dos sentidos. PontodeAcesso, 8(2), 24–42. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11953