PRÁTICAS ARTICULADAS EM REDES FORMATIVAS ANTIRRACISTAS
Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES e o Ministério Público do ES
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v14i27.60131Resumo
Neste texto apresentamos uma prática formativa de projeto piloto interinstitucional em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. O curso foi realizado em colaboração entre a Universidade Federal do Espírito Santo e o Ministério Público e os Sistemas de Ensino Municipais da Região Metropolitana de Vitória. Fundamentada nos pressupostos legais para o desenvolvimento antirracista da Lei nº 10.639/2003, e 11.645/2008 nas disposições legais da ERER, discutimos a importância da formação continuada articulada na elaboração de propostas de formação antirracistas. Como resultado propõe investimento para o desenvolvimento de formações continuadas, além de processo avaliativo rigoroso pelos sistemas de ensino, com apoio do Ministério Público e do Tribunal de Contas capixabas.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos. Educar, Curitiba, n. 24, p. 19-36, 2004. Editora UFPR.
ALVES, Nilda Guimarães. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 71 e 227147 2017.
BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: (s.n) 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/>.
BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. SECAD, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, MEC, SECADI, 2013.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2 ed. São Paulo: Global, 2007.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção de conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 419-441.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões. In: Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 98-109, Jan/Abr 2012.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013. Editora UFP.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação e Militância Decolonial. 1 ed. Editora Selo Novo, 2018.
RUFINO, Patrícia Gomes. Circularidade: discutindo inclusão nas perspectivas da educação das relações étnico-raciais (erer) afro-brasileiras. A Cor da Cultura. Publicado em 15/10/2013.
SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa de; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História da África e dos africanos na educação brasileira: mito ou realidade nos 10 anos da Lei nº 10.639/03? In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía Coelho (et al.) (orgs.). A Lei Nº 10.639/2003: pesquisas e debates. Coleção Formação de professores e relações étnico-raciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
WARE, Vron. Branquidade: Identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond,2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NAU Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.