PRÁTICAS ARTICULADAS EM REDES FORMATIVAS ANTIRRACISTAS

Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES e o Ministério Público do ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v14i27.60131

Resumo

Neste texto apresentamos uma prática formativa de projeto piloto interinstitucional  em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. O curso foi realizado em colaboração entre a Universidade Federal do Espírito Santo e o Ministério Público e os Sistemas de Ensino Municipais da Região Metropolitana de Vitória. Fundamentada nos pressupostos legais para o desenvolvimento antirracista da Lei nº 10.639/2003, e 11.645/2008 nas disposições legais da ERER, discutimos  a importância da formação continuada articulada na elaboração de propostas de formação antirracistas. Como resultado propõe investimento para o desenvolvimento de formações continuadas, além de processo avaliativo rigoroso pelos sistemas de ensino, com apoio do Ministério Público e do Tribunal de Contas capixabas.

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Biografia do Autor

Patrícia Gomes Rufino Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora em Educação e Diversidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação para Relações Étnico-Raciais Territorialidades e Novas Mídias. Diretora do Departamento de Políticas Extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFES.

Márcia Araújo Souza Beloti, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Educação Básica do município de Serra – ES. Membro de Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais, Territorialidades e Novas Mídias.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

Gomes Rufino Andrade, P. ., & Araújo Souza Beloti, . . M. . (2024). PRÁTICAS ARTICULADAS EM REDES FORMATIVAS ANTIRRACISTAS: Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES e o Ministério Público do ES. NAU Social, 14(27), 1509–1522. https://doi.org/10.9771/ns.v14i27.60131

Edição

Seção

Novos Territórios