CAPACIDADES ESTATAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) EM MG

uma análise comparada da implementação nas redes estadual e municipal

Autores

  • Victor Barcelos Ferreira Fundação João Pinheiro
  • Lauro Marques Vicari Fundação João Pinheiro
  • Ricardo Carneiro Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.33947

Palavras-chave:

capacidades estatais, alimentação escolar, análise comparativa,

Resumo

Este trabalho possui caráter exploratório e busca investigar o impacto das capacidades estatais consolidadas e desenvolvidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), após a sua institucionalização pela Lei 11.947 em 2009, nos resultados obtidos pelo programa. Para tal, examinou-se o caso de Minas Gerais, comparando os modelos de execução adotados pelas redes de ensino municipal e estadual. Minas Gerais tem, atualmente, a segunda maior rede estadual de atendimento do programa e o terceiro maior atendimento nas redes municipais de ensino, colocando-se como um estudo de caso representativo para a experiência do programa. A análise parte do arcabouço teórico das capacidades estatais, com o estudo das interações entre capacidades técnicas e capacidades políticas, e o seu reflexo na implementação de políticas públicas. Em termos metodológicos, utilizaram-se estatísticas descritivas, valendo-se de dados do FNDE e do IBGE, bem como de arcabouço normativo e da revisão bibliográfica. A análise empreendida aponta para um impacto positivo da Lei nº 11.947/2009 na sistematização do PNAE no estado de Minas Gerais. Tanto na rede estadual quanto na municipal observou-se um processo de incremento de capacidades administrativas e políticas para a operação do programa a edição da referida lei. No plano administrativo, o arranjo institucional parece ter favorecido mais a rede estadual; enquanto no político, o potencial recai mais ao nível municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Barcelos Ferreira, Fundação João Pinheiro

Mestrando em Administração Pública, pela Fundação João Pinheiro e Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Viçosa

Lauro Marques Vicari, Fundação João Pinheiro

Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2020) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Atualmente exerce o cargo de pesquisador na Agroicone, desenvolvendo estudos na área de agricultura e sustentabilidade. De 2019 a 2023, exerceu a função de Analista Censitário na Coordenação Técnica do Censo de Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Superintendência Estadual de Minas Gerais. Dirige ainda o Observatório de Políticas Públicas e Gestão Municipal de Ponte Nova (OPN), que desenvolve atividades de assessoria à gestão e educação política para a população do município. Foi bolsista de mestrado da CAPES, participando do Grupo de Pesquisa em Política Internacional Comparada, vinculado à Fundação João Pinheiro. Durante a graduação atuou como cofundador da Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno de Economia e Comportamento (LANP), na qual foi presidente 2016-2017) e vice-presidente (2015-2016). Ainda neste período envolveu-se em projetos de iniciação científica, estudando temas como economia política, desenvolvimento econômico, educação e saúde, com interfaces com a ciência econômica. Tem interesse nas áreas de Economia, Administração Pública e Ciência Política, e trabalha temas como relações entre Estado e sociedade, democracia e capacidades estatais. Empreende atualmente estudos sobre a relação Estado e empresariado no Brasil, com pesquisas sobre arenas de negociação e representação de grupos de interesses na indústria e no agronegócio. Conta ainda com experiência nos setores público e privado, no processo de produção, tratamento e análise de estatísticas públicas.

Ricardo Carneiro, Fundação João Pinheiro

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professor e pesquisador da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Ex-diretor da Escola de Governo e ex-Presidente da Fundação João Pinheiro. Tem experiência nas áreas de economia do setor público, administração pública, ciência política e sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de impacto ambiental, análise organizacional e institucional, formulação e avaliação de políticas públicas, planejamento governamental, gestão urbana e metropolitana e reforma do Estado.

Referências

AVRITZER, Leonardo. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião pública, v. 14, n. 1, p. 43-64, 2008.

BECKER, Cláudio; DOS ANJOS, Flávio Sacco. Segurança alimentar e desenvolvimento rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar, em municípios do sul gaúcho. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 17, n. 1, p. 61-72, 2010.

_____. Tribunal de Contas da União. Relatório de Auditoria - TC 017.737/2017-6. Brasília: TCU,

Coordenadoria de Fiscalização e Controle, 2017.

CALDAS, Eduardo de Lima et al. Continuidade de políticas públicas e o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 148, p. 77-84, 2013.

CAVALCANTE, Pedro; LOTTA, Gabriela Spanghero; OLIVERIA, Vanessa Elias de. Do Insulamento burocrático à governança democrática: as transformações institucionais e a burocracia no Brasil. 2018.

CHAVES, Lorena Gonçalves et al. Reflexões sobre a atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 917-926, 2013.

CINGOLANI, Luciana; THOMSSON, Kaj; DE CROMBRUGGHE, Denis. Minding Weber more than ever? The impacts of state capacity and bureaucratic autonomy on development goals. World Development, v. 72, p. 191-207, 2015.

DAGNINO, Evelina. Sociedade Civil, Espaços Públicos e a Construção Democrática no Brasil: limites e possibilidades”: 279-301. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. Paz e Terra, São Paulo, 2002

DOS SANTOS, Fabio Dias; EVANGELISTA, Anildes Lopes; DE OLIVEIRA, Arlan Jarbas Monção. Oportunidades e desafios do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) para a agricultura familiar do Estado de Minas Gerais. 2012.

EVANS, P. 1995. Embedded Autonomy: State and industrial transformation. Princeton: Princeton University.

EVANS, Peter; RAUCH, James E. Bureaucracy and growth: A cross-national analysis of the effects of" Weberian" state structures on economic growth. American sociological review, p. 748-765, 1999.

EVANS, Peter. Construção do Estado desenvolvimentista do século XXI: possibilidades e armadilhas. Viana, Al. d’Á.; Lima, L.; Ibañez, N. & Bousquat, A.(orgs.). Saúde, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação. São Paulo: Hucitec-Cealag, 2012.

FESSLER, James W.; KETTL, Donald F. The politics of the administrative process. Chatham, NJ: Chatham House, 1991.

FIANI, Ronaldo. Arranjos institucionais e desenvolvimento: o papel da coordenação em estruturas híbridas. IN: Capacidades estatais e democracia: a abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. Ipea, 2014.

GABRIEL, Cristine Garcia; GOULART, Gabriela; CALVO, Maria Cristina Marino. Gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar nas capitais da região Sul do Brasil. Revista de Nutrição, v. 28, n. 6, p. 667-680, 2015.

GRISA, Catia. Desenvolvimento local, políticas públicas e meios de vida: uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). In: 47º Congresso da SOBER, Anais. Porto Alegre. 2009.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn. O desenho institucional dos conselhos gestores. Participação, democracia e segurança pública. A experiência brasileira, v. 1, p. 45-65, 2008.

MACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Caracterização do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Estado de Santa Catarina. Revista de Nutrição, v. 26, n. 6, p. 715-725, 2013.

MANN, Michael. Poder Infraestructural Revisitado. Capacidades Estatales: diez textos fundamentals. Argentina. Banco de Desarollo de América Latina: 2008.

MINAS GERAIS. Edital SEPLAG/SEE nº 01/2011. Estabelece normas para a realização de Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos das carreiras de Professor de Educação Básica, Analista Educacional, Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico de Educação Básica do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação, 2011.

_____. Plano plurianual de ação governamental (2012-2015). Belo Horizonte, 2012.

_____. Edital SEPLAG/SEE Nº. 04/2014, de 24 de novembro de 2014. Concurso público para provimento de cargos das carreiras de assistente técnico de educação Básica, especialista em educação

MIRANDA, Geralda Luiza; DE OLIVEIRA, Valéria Cristina. Capacidade estatal e eficácia na política de atenção a crianças e adolescentes. Revista do Serviço Público, v. 69, n. 1, p. 145-178, 2018.

MOURA, Joana Tereza Vaz de; MONTEIRO, Lorena Madruga. Democratização ou assimetria da representação: notas sobre os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional. Revista Política e Sociedade, v. 9, n. 16, 2010.

OSZLAK, Oscar. Políticas públicas e regimes políticos: reflexões a partir de algumas experiências latino-americanas. Revista de Administração Pública, v. 16, n. 1, p. 17-60, 1982.

PIRES, Roberto Rocha Coelho; GOMIDE, Alexandre de Ávila. Governança e capacidades estatais: uma análise comparativa de programas federais. Revista de sociologia e política, v. 24, n. 58, p. 121-143, 2016.

REPETTO, Fabián. Capacidad Estatal: requisito para el mejoramiento de la Política Social en América Latina. Inter-American Development Bank, 2004.

SÁ E SILVA, F. S. E.; LOPEZ, F. G.; PIRES, Roberto. Introdução: a democracia no desenvolvimento e o desenvolvimento da democracia. FABIO SÁ e SILVA; FELIX LOPEZ; ROBERTO PIRES.(Org.). Estado, instituições e democracia: democracia. Brasília: IPEA, v. 2, p. 17-46, 2010.

SALES, Adriane Martins et al. A influência do ATB/Auxiliar da área financeira na gestão das escolas estaduais da SRE/Ubá. 2017.

SANTANA, Olívia de Souza et al. Gestão descentralizada do Programa Nacional de Alimentação escolar: análise comparativa em municípios mineiros. 2008.

SARAIVA, Elisa Braga et al. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 927-935, 2013.

SERRA, Albert. La gestión transversal. Expectativas y resultados. Revista del clad Reforma y Democracia, n. 32, 2005.

TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves; DE SOUZA, Clóvis Henrique Leite; LIMA, Paula Pompeu Fiuza. Arquitetura da participação no Brasil: uma leitura das representações políticas em espaços participativos nacionais. Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2012.

TURPIN, Maria Elena. A alimentação escolar como fator de desenvolvimento local por meio do apoio aos agricultores familiares. Segurança alimentar e nutricional, v. 16, n. 2, p. 20-42, 2009.

WAMPLER, Brian. Que tipos de resultados devemos esperar das instituições participativas. Efetividade das Instituições Participativas no Brasil: Estratégiasde Avaliação, p. 43, 2011.

WILLIAMSON, Oliver E. Transaction cost economics: how it works; where it is headed. De economist, v. 146, n. 1, p. 23-58, 1998.

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Barcelos Ferreira, V., Marques Vicari, L., & Carneiro, R. (2024). CAPACIDADES ESTATAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) EM MG: uma análise comparada da implementação nas redes estadual e municipal. NAU Social, 12(22), 578–598. https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.33947

Edição

Seção

Novos Territórios